quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Thiago Lacerda chega a Niterói pela 1ª vez com o espetáculo Calígula

“A anatomia da peça é a metalinguagem”, afirma o diretor Gabriel Villela, diretor do espetáculo Calígula, que estréia dia 14 de outubro e fica até o dia 17, em curta temporada no Teatro Abel em Niterói. Com um elenco formado por Thiago Lacerda, Claudio Fontana, Magali Biff , Cesar Augusto, Pedro Henrique Moutinho, Rogerio Romera e Helio Souto Jr., a montagem valoriza a limpeza de movimentos, o tom lúdico da palavra  seguindo o padrão de Gabriel Villela, do teatro de idéias divertido que não deixa o público fora da história.
Escrita por Albert Camus (Prêmio Nobel de Literatura por sua obra em 1957) em 1942, a peça é a história de Gaius Caesar Germanicus, conhecido por Calígula, terceiro imperador romano, reinante entre 37 e 41  que ficou conhecido pela sua natureza extravagante e por vezes cruel. Calígula é o filho mais novo de Germânico e Agripina, bisneto de César Augusto. Ele irrompe em cena após a morte de Drusilla, sua irmã e amante, para expressar seu desejo de impossível - a lua, a felicidade ou a vida eterna, seu novo programa de vida - é preciso ser lógico até o fim, a todo custo - e sua descoberta do que acarretará como sendo a verdade absoluta: os homens morrem e não são felizes.
Calígula constata o absurdo e decide levá-lo às últimas consequências, perdendo os limites do poder, da liberdade, da razão, negando todos os laços que o prendem ao gênero humano. Definida pelo próprio Camus como uma tragédia da inteligência, Calígula traz uma compreensão de que ninguém pode salvar-se sozinho, nem pode ser livre à custa dos outros.
Alternando momentos de densidade dramática com outros mais irônicos, o espetáculo tem cenografia de JC Serroni. De acordo com o próprio Serroni, o cenário é moderno, clean. A ação se passa em um pátio, um castelo ou uma ruína de Roma, rodeado por bobinas de papel. Serroni trabalha com transparências obtidas por meio de telas. Elemento cênico que chama a atenção é a lua de quatro metros de diâmetro. Sobre ela são projetadas imagens. É dela que nasce o personagem Calígula, rastejando. Calças e jaquetas de couro, os figurinos, enxutos, são assinados por Gabriel Villela. “O de Magali é mais elaborado em termos de indumentária, e em determinados momentos o de Calígula pede mais adereços”, informa o diretor.

Serviço:

CALÍGULA
14, 15, 16, 17 de outubro
Local: Teatro Abel
Endereço: Rua Mario Alves, 2, Icaraí – Niterói
Telefone: 2195-9800
Horário: Quinta, sexta e sábado às 21h e Domingo às 20h         
Ingresso: R$ 60,00 e R$ 30,00 (Meia)
Classificação etária: 14 anos
Duração: 100 minutos
Capacidade do teatro: 530 lugares

Nenhum comentário: