sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Outubro é das crianças na Biblioteca de Manguinhos

A Biblioteca Parque de Manguinhos, espaço cultural da SEC, abre o mês das crianças com uma programação variada e animada.  
Contação de histórias, exposição, encontros com autores, sarau poético, lançamento de livro e desfile de moda infantil são algumas das atrações que acontecem de 7 a 9 de outubro, das 10h às 18h, sempre com entrada franca.
Conhecido como um dos maiores contadores de histórias do país, Gregório Filho está monitorando um curso de Contação de Histórias, em Friburgo. As auxiliares de biblioteca, Margareth Moraes, Lucimara Justino e Eliene Pereira, funcionárias da biblioteca-parque, estão participando das aulas, e na quinta-feira, dia 07 de outubro, mostrarão o que aprenderam.
Por sua vez, a autora do livro “Mururu no Amazonas”, Flávia Lins, promoverá um encontro com leitores na Sala Meu Bairro. A escritora esteve em setembro na biblioteca e incentivou os pequenos a lerem o seu livro, entrevistando-os depois para saber o que tinham achado da história. “Mururu no Amazonas” ganhou o prêmio João de Barro de literatura juvenil em 2006.
Ainda como parte da programação especial para as crianças, haverá apresentação de performances de Marcelo Patrocínio, durante a contação de lendas indígenas. Ele é bisneto do escritor José do Patrocínio e trabalha no projeto ProJovem, do governo federal, que a Biblioteca Parque de Manguinhos está abrigando na Sala Meu Bairro.
O garçom-poeta, Joilson da Rocinha, coordena um grupo de poetisas com idades que variam entre oito e 11 anos de idade e se apresentarão num sarau poético, na quinta-feira, dia 07, no Hall do Cine Teatro. Joilson desenvolve projetos culturais na Rocinha desde 2008 e agora adotou o Complexo de Manguinhos, como forma de integrar culturalmente as duas comunidades.
Já a estudante Priscilla Oliveira, de oito anos, filha da bibliotecária de Manguinhos, Janaína Silva, é aluna-representante das aulas de Literatura do Colégio Pedro II, no Engenho Novo e uma presença constante nos eventos realizados pela Biblioteca Parque de Manguinhos. Priscilla vai coordenar a apresentação do livro “Crianças da Amazônia”, de Maurício Veneza, através de uma contação de história.
A homenagem às crianças na Biblioteca de Manguinhos se estende até o sábado, dia 09. Todos os eventos são gratuitos, com horários que variam entre 10h e 18h. A biblioteca fica na Avenida Dom Helder Câmara, 1184. Telefone para informações: 2334-8917.

Programação

Quinta-feira, 07 de outubro
10h30 – Contação de lendas indígenas, com Margareth Moraes, Eliene Pereira e Lucimara Justino
Exposição de peças indígenas da Casa do Índio, no Jardim de Leitura
Local: Ludoteca
Intervalo
14h30 – Flávia Lins, autora do livro “Mururu no Amazonas”, vai promover um encontro com leitores. No mês de setembro, Flávia incentivou as crianças a lerem o livro e depois as entrevistou para saber o que acharam sobre a história.
Local: Sala Meu Bairro
15h – Contação de história com Priscilla Oliveira - livro tema “Crianças da Amazônia” (Editora Manati), de Mauricio Veneza.
Local: Hall do Cine Teatro
16h – Apresentação de sarau poético, com o poeta Joilson da Rocinha e seu grupo Pequenas Poetas da Rocinha
Local: Hall do Cine Teatro

Sexta-Feira, 08 de outubro
10h - Contação de lendas indígenas, com Margareth Moraes, Eliene Pereira e Lucimara Justino
10h30 – Performance de Marcelo Patrocínio
Intervalo
14h – Lançamento do livro “Princesa Violeta” (Editora Príncipes Negros), com a presença da autora Veralinda Mennezes.
Local: Sala Meu Bairro

Sábado, 09 de outubro
10h30 – Oficinas de xadrez, artesanato indígena e origami – com a equipe de facilitadoras Maura Santiago, Cecília de Abreu, Priscila de Abreu e Elaine Magalhães, todas professoras, além da artesã Sandra Gulino.
Local: Barraquinhas na área externa (praça)
Intervalo
14h – Desfile de moda infantil com o produtor de moda Júlio César.
Local: Entrada da biblioteca
Biblioteca Parque de Manguinhos

A Biblioteca Parque de Manguinhos funciona como um centro cultural. O espaço possui um acervo de 25 mil exemplares, cerca de 1 mil DVDs, três milhões de músicas digitalizadas, acesso livre à internet em 40 computadores disponíveis ou através de rede wi-fi, que funciona sem fios, três e-readers e cinco TVs de LCD. Ela conta, ainda, com ludoteca, filmoteca, sala de leitura para portadores de deficiências visuais, cineteatro, cafeteria, e uma sala – denominada “Meu Bairro” – para reuniões da comunidade. Além disso, são realizados lá cursos, oficinas e atividades dedicadas às crianças e aos jovens. Inspirada nas bibliotecas-parque de Medelin e Bogotá, na Colômbia, a de Manguinhos ocupa mais de 2,3 mil metros quadrados.
Avenida Dom Helder Câmara, 1184
Informações: (21) 2334 - 8917

Nenhum comentário: