sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Sessão solene marca campanha para fazer de Niterói Cidade da Vela

Uma sessão solene com a entrega de moções de aplausos a todos os iatistas que conquistaram medalhas olímpicas para o país, a exposição de fotos e documentos sobre a participação niteroiense no mundo da vela e a apresentação do projeto a ser entregue ao Ministério dos Esportes, marcaram o início da campanha para fazer de Niterói a Cidade da Vela com vistas aos jogos olímpicos e paraolímpicos de 2016.      
A solenidade realizada na Câmara de Vereadores de Niterói na noite da última quarta-feira, dia 20 e aprovada por todos os vereadores da cidade, reuniu dirigentes esportivos do município, autoridades e representantes de várias modalidades esportivas, em especial a vela. “Desde o início quando fomos apresentados ao projeto, abraçamos a causa. É uma questão de justiça Niterói ser a cidade que abrigará e representará todo o país na modalidade da vela olímpica”, explica o Presidente da Câmara, Paulo Bagueira na abertura do evento.
Além do Presidente da Associação de Clubes de Niterói, Cesar Serrão, responsável pela iniciativa de fazer de Niterói a cidade brasileira da vela, a sessão contou com a presença do Secretário de Esportes de Niterói, Eduardo Caminha, que também é favorável ao projeto e o Presidente da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Baggio que lembrou o fato de Niterói ter conquistado para o Brasil uma série de medalhas olímpicas. “Se Niterói fosse um país, graças a vela , estaria em 74º lugar no ranking de países com medalhas em jogos olímpicos, na frente de outros como por exemplo o Chile”, disse ele.
Um dos primeiros niteroienses a defender a ideia de fazer de Niterói capital da vela, o iatista Axel Grael elogiou o projeto apresentado durante a sessão solene e que será encaminhado ao Ministério dos Esportes, desenvolvido pela iatista Dulce Stenff e lembrou que a cidade de Anápolis, nos Estados Unidos já reconhece Niterói como cidade co-irmã da vela. “Parabéns à Câmara pela iniciativa de promover este encontro, que é um grande avanço para a consolidação do projeto”, disse.
Na sessão foram homenageados os seguintes atletas olímpicos: Izabel Swan, Lars e Torben Grael, sendo que o primeiro foi representado pelo irmão Axel e o segundo pela filha Martini Grael, Clínio de Freitas, que foi representado pelo filho Caio Freitas, Nelson Falcão e Ronaldo Senfft e Marcelo Ferreira,ambos representados por Dulce Senfft. 

Nenhum comentário: