quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Vereadores de Niterói querem que recrutas da PM continuem na cidade

Após reunião com o Comandante do Batalhão de Polícia Militar de Niterói, Tenente-Coronel Ruy França, os vereadores da cidade decidiram fazer uma indicação legislativa para que os 49 recrutas que estão concluindo o seu curso de formação continuem a trabalhar como soldados na área do Batalhão de Niterói.       O pequeno efetivo da PM na cidade foi a principal crítica dos parlamentares que consideram baixo o número de 750 policiais para atuarem em toda a área de Niterói e de Marica, cidade na qual o 12º Batalhão está sob responsabilidade.
“O aumento do efetivo da PM é a nossa meta. Além da indicação legislativa que será encaminhada ao Prefeito Jorge Roberto Silveira para que este encaminhe ao Governador Sérgio Cabral, estamos solicitando audiência ao Secretário de Segurança Pública para que tenhamos sucesso nesta reivindicação que ao nosso ver é muito justa”, disse o Presidente da Câmara Paulo Bagueira. Ele lembra que o número ideal de policiais na cidade é de 1400 e que o número atual está um pouco acima da metade.
O Presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara de Niterói, Vereador Renato Cariello lembrou, ainda, que a Câmara vai solicitar, também, que os boletins de registro de acidentes de trânsito (Brats) que não tenham vítimas, sejam preenchidos pelos agentes de trânsito do município. “É um serviço burocrático que os PMs têm que realizar e que pode ser feito pelo município de Niterói a partir de um convênio. Com isso, teríamos mais homens na sua função de policiamento”, argumenta Cariello, lembrando que o Presidente da Nittrans, Sérgio Marcolini, durante reunião com os vereadores se mostrou favorável à medida. “O Marcolini argumenta que há necessidade de um período para se adaptar a função, inclusive porque ele também tem poucos profissionais, mas a proposta é favorável”, afirma Cariello.
O Coronel Ruy França disse que a Polícia Militar vem conseguindo atingir as metas traçadas pelo Instituto de Segurança Pública para a cidade e citou a queda de quase 50% nos índices de roubos de veículos na zona Sul da cidade. “Temos uma grande demanda de trabalho, mas estamos atuando, nestes últimos 10 meses em ações de controle da criminalidade em todo o município”, disse França, anunciando que já trabalha para aumentar o efetivo de policiais nas ruas do Centro e da zona Sul durante o período das compras de Natal. “Vamos colocar nas ruas mais PMs, inclusive aqueles que estão em trabalhos burocráticos para o policiamento de rua, principalmente próximo aos grandes centros comerciais da cidade”, lembra ele que estava acompanhado dos oficiais que trabalham nas companhias independentes de cada região da cidade.
Também participaram da reunião os vereadores José Augusto Vicente, Sergio Fernandes, Luiz Carlos Gallo de Freitas, Jorge Issa, João Gustavo, Padre Ricardo, Waldeck Carneiro e Beto da Pipa. O Vereador Gallo disse na reunião que vem negociando com a Prefeitura o aluguel de um imóvel no bairro do Ingá para que a região tenha uma companhia independente da Policia Militar. “Estamos negociando e o projeto é importante para que a população sinta uma maior sensação de segurança”, disse o Vereador.

Nenhum comentário: