segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Câmara de Niterói comemora Dia Nacional do Samba

O Dia Nacional do Samba será comemorado na próxima sexta-feira, dia 3, às 15 horas com uma série de atividades na Câmara de Vereadores de Niterói. A iniciativa, que já se tornou uma tradição na cidade é do Vereador Carlos Magaldi que é o autor da lei municipal que instituiu a Semana do Samba, comemorado desde 1990. Dentro do programação haverá palestras sobre personagens e história do samba de Niterói e do Estado do Rio, homenagens a sambistas que fazem o carnaval da cidade e show com Jorginho do Império e Grupo Samba, um dos homenageados do Dia. 
Para Carlos Magaldi a comemoração pelo Dia do Samba tem como principal objetivo manter acesa a chama do carnaval de Niterói que vem se revitalizando nos últimos anos, com o fortalecimento dos blocos e escolas de samba da cidade. “Niterói já teve um dos melhores carnavais do país, trazendo para a nossa avenida personalidades como Jorge Amado que desfilou em 1979 pela Escola de Samba Souza Soares e se encantou pela animação do niteroiense. O Samba faz parte da nossa raiz cultural e tem que ser reverenciado”, diz o Vereador. 
Na programação a partir das 15 horas haverá palestra com o jornalista Mario Dias, o radialista Adelzon Alves, o carnavalesco da Escola de Samba Acadêmicos do Cubango, Jaime Cezário, o radialista Miro Ribeiro e o presidente da União das Escolas de Samba e Blocos de Niterói, Ito Machado falarão sobre o tema que mais dominam: o samba. A sessão solene, com entrega de títulos, moções e homenagens a personalidades do mundo do samba acontece às 17 horas. Em seguida, às 18 horas, Jorginho do Império acompanhado do Grupo Samba canta seus principais sucessos e sambas enredos antológicos no plenário da Casa. O evento tem entrada franca. 

Nenhum comentário: