segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Filme Rio – Rio Film Commission firma Acordo de Cooperação com Búzios

Armação de Búzios será o quarto município do estado do Rio de Janeiro a se filiar à Filme Rio – Rio Film Commission (FR-RFC), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Cultura (SEC). A assinatura do Termo de Cooperação Técnica será no próximo sábado (27/11), às 21h, na Pousada Vila do Mar (Travessa dos Pescadores, 88 - Centro de Búzios), com a presença do presidente da Filme Rio - Rio Film Commission, Steve Solot; da Superintendente de Audiovisual da SEC, Julia Levy; e do Secretário Municipal de Turismo e Cultura de Búzios, Isac Tillinger Neto. O acordo visa viabilizar ações para promover e atrair produções audiovisuais nacionais e estrangeiras para o município. 

 O Acordo de Cooperação Técnica estabelece que a FR-RFC dará apoio aos municípios interessados em sediar locações e cenários de filmes, documentários, séries de televisão ou comerciais. Além disso, a FR-RFC capacitará uma pessoa designada pelo município para exercer o papel de facilitador dos processos de filmagem. A partir dessa parceria, Búzios receberá certificado e credencial de filiação junto à FR-RFC, válidos durante o período de vigência do convênio.

 A FR-RFC também atua em feiras e festivais de cinema do mundo inteiro como incentivadora e promotora dos municípios do interior participantes do acordo. Mais: no site da FR-RFC (www.riofilmcommission.rj.gov.br) são disponibilizadas imagens das locações potenciais. Os demais municípios que já firmaram Acordos de Cooperação Técnica e que também contam com o apoio da FR-RFC são: Barra do Piraí, Paraty e Nova Friburgo.

 Para o presidente da FR-RFC, Steve Solot, o acordo representa um passo especial na articulação da política de audiovisual em todo o estado.

- A assinatura deste Acordo entre a FR-RFC e a prefeitura de Búzios, é de especial relevância para o setor audiovisual internacional, pela ligação do município com o cinema, que começou com a vinda de Brigitte Bardot nos anos 60. Com mais de 20 praias de uma variedade e beleza incomparável, hoje esta península oferece inúmeras possibilidades de locações cinematográficas.

 Além disso, o Acordo representa um novo e importante passo na expansão dos afiliados à Rio Film Commission, pois, além de contribuir para o desenvolvimento econômico dos municípios no interior, este programa é mais um instrumento para promover a imagem do Rio de Janeiro mundo afora, tornando-o reconhecido internacionalmente como um local privilegiado para a produção de conteúdo audiovisual.

Filme Rio - Rio Film Commission

No dia 23 de setembro de 2009, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro se uniram para criar a Filme Rio - Rio Film Commission (FRRFC). A Filme Rio - Rio Film Commission atua como uma central única para atender todas as necessidades de produções audiovisuais dentro do estado, e tem como um de seus objetivos fazer com que o Rio de Janeiro seja reconhecido internacionalmente como um local privilegiado para a produção de conteúdo audiovisual.

 A Rio Film Commission faz parte do Programa RIO AUDIOVISUAL, e do Plano Estratégico do Governo do Estado, voltados para o desenvolvimento econômico e o estimulo à atividade audiovisual na Cidade e no Estado do Rio de Janeiro.  Também é associada à Association of Film Commissioners International – AFCI, e segue as suas normas internacionais de apoio às produções audiovisuais.          

Até o momento já foram atendidas 60 produções, incluindo “Amanhecer”, dirigido por Bill Condon; “Velozes e Furiosos 5”, dirigido por Justin Lin (longa ficção); “Riscado”, dirigido por Gustavo Pizzi (longa de ficção), “Are we there yet?” World Adventure”, dirigido por JJ Johnson e produzido pelo National Geographic (série de TV Canadense), “Fear Factor” (reality show Indiano) e “Assalto ao Banco Central”, dirigido por Marcos Paulo (longa de  ficção).

Nenhum comentário: