sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Inepac lança livro sobre as riquezas das Folias de Reis

A Secretaria de Estado de Cultura, através do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), lança, no próximo dia 12 de novembro, às 14h, no Auditório do 11º andar do Centro Administrativo do Estado do Estado do Rio de Janeiro (CAERJ), o livro “Folias de Reis Fluminenses: Peregrinos do Sagrado”. O lançamento contará com a presença de 30 Mestres de Folias de Reis da Região Metropolitana e convidados.      

A Folia de Reis é uma das mais importantes manifestações da cultura imaterial fluminense e está presente na maioria dos municípios do estado. Diferentemente de algumas manifestações de cultura tradicional que são encontradas apenas nas cidades interioranas, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro possui inúmeros grupos de Folias de Reis espalhados por bairros e subúrbios. De cunho essencialmente religioso, os grupos são organizados por devoção ou pagamento de promessa, cuja duração é de sete anos, no mínimo. Os grupos são constituídos, quase sempre, por núcleos familiares que buscam reviver a manifestação e preservá-la na sua comunidade.

Para a confecção da publicação, a Divisão de Folclore do Inepac realizou sete encontros de folias de reis entre 1976 e 1982. Em 2008, foi realizado um grande Encontro de Folias de Reis no Largo da Lapa que contou com a participação de 30 grupos da Região Metropolitana, oriundos de cidades como: Duque de Caxias, Itaboraí, Magé, Mesquita, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Gonçalo e São Gonçalo. O registro fotográfico do evento está registrado em “Folias de Reis Fluminenses: Peregrinos do Sagrado”.

O livro possui 128 páginas e passeia pela riqueza da Folia de Reis fluminense, englobando as suas principais atividades, os participantes e os conceitos históricos. Há um enfoque para elementos presentes na Folia, tais como: a Bandeira, símbolo máximo da Folia de Reis; a Indumentária utilizada pelos foliões; a Jornada, que significa o ciclo de apresentação; os Participantes que são o Mestre, o Contramestre, o Bandeleiro, os Cantores, os Instrumentistas, os Palhaços de Reis, entre outros. A publicação retrata, ainda, a importância dos Instrumentos; da Festa de Remate e do Arremate, que é o encerramento solene das apresentações.

Cada grupo de Folias de Reis participante da cerimônia de lançamento receberá um exemplar da publicação e um DVD de sua apresentação durante o Encontro de Folias de Reis no Largo da Lapa, realizado em 2008.

Serviço:
Lançamento do livro “Folias de Reis Fluminenses: Peregrinos do Sagrado” Sexta-feira, 12 de novembro, às 14h
Auditório do 11º andar do Centro Administrativo do Estado do Rio de Janeiro (CAERJ)
Rua da Ajuda, nº 5 – Centro – Rio de Janeiro 

Nenhum comentário: