segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Leo Gandelman recebe Zé da Velha e Silvério Pontes

O show/entrevista “Instrumental MPB AO VIVO” apresentado pelo saxofonista Leo Gandelman, dia 02 de dezembro, às 12h30, no Teatro Municipal de Niterói, tem como convidados Zé da Velha e Silvério Pontes.                                        

Leo Gandelman

Saxofonista, produtor, compositor e arranjador, a música sempre esteve presente na vida de Leo Gandelman. Filho de uma pianista clássica e de um maestro, aos 15 anos já era solista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Além da sólida formação clássica, estudou no Berklee College of Music, nos Estados Unidos, regressando ao Brasil em 1979 para dar início à carreira profissional.
Leo já gravou dez discos ao longo de sua carreira solo, tendo vendido mais de 500.000 copias. Nos últimos anos tem realizado workshops e participado de diversos Festivais em todo país. Com o CD "Radamés e o Sax" Leo Gandelman, ganhou do premio TIM 2007 como “Melhor Disco Instrumental“ e “Melhor produtor“.

Atualmente, o artista se dedica ao lançamento do novo projeto em CD e DVD “Sabe Você” pela EMI Music Brasil, numa linda releitura de baladas brasileiras contando com participações especiais de grandes nomes da MPB como Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Luiz Melodia, Leny Andrade, Ney Matogrosso, Joel Nascimento e Leila Pinheiro. 

Zé da Velha

Nascido em Sergipe foi influenciado musicalmente pelo pai, alfaiate profissional, flautista e saxofonista amador. Já morando no Rio, aos 15 anos, começou a tocar trombone, primeiro de pistão, mais tarde de vara. Logo cedo se enturmou com músicos de gafieira, sambistas e chorões da Velha Guarda, de onde veio o apelido que virou nome artístico. Paralela à atividade de instrumentista, trabalhou em companhias aéreas por mais de 40 anos, até se aposentar. Zé da Velha tocou com o grupo de Pixinguinha durante 15 anos, é considerado junto com Paulo Moura o grande nome da gafieira no Brasil e um dos principais trombonistas de toda história da musica popular brasileira.

Silvério Pontes

O trompetista Silvério Pontes, que mora em Niterói há 50 anos, nasceu em Lage de Muriaé, é compositor de choros e maxixes, arranjador, 20 anos mais jovem que Zé da Velha, transita pela área do choro e tocou ao lado de artistas como Luiz Melodia, Tim Maia, Elza Soares, integra o naipe de metais do grupo de reggae Cidade Negra.

A parceria entre Silvério e Zé da Velha começou em 1991 e deu tão certo que os dois passaram a se apresentar juntos e, em 1995, gravaram o disco "Só Gafieira", indicado para o prêmio Sharp. E não pararam mais.A dupla participou de gravações com Ney Matogrosso, Beth Carvalho, Martinho da Vila e Yamandu Costa.

O trombonista Zé da Velha e o trompetista Silvério Pontes são dois representantes do que há de melhor na música brasileira e gravaram cinco discos. Em 2004, lançaram o álbum Samba Instrumental pelo selo Niterói Discos, da Fundação de Arte de Niterói - FAN. “No ano que vem entramos em estúdio para gravar um novo CD, além de DVD em comemoração aos 25 anos de parceria. Já convidamos o Trio Madeira Brasil, Yamandu Costa, Luiz Melodia e Paulinho da Viola”, revelou Silvério Pontes.

Serviço:

Leo Gandelman recebe Zé da Velha e Silvério Pontes
Data: 02 de dezembro
Horário: 12h30 horas
Gratuito
Classificação etária: Livre
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro
Informações: 2620-1624

Nenhum comentário: