A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) declarou duas tradições colombianas - as músicas de marimba e os cantos tradicionais do Pacífico Sul e o Sistema Normativo da Cultura Wayuú - como Patrimônios Orais da Humanidade.
De acordo com informações divulgadas pela UNESCO, as músicas de marimba e os cantos tradicionais do Pacífico Sul da Colômbia formam parte do patrimônio cultural dos grupos afrocolombianos dos departamentos de Valle del Cauca, Cauca e Nariño.
“Esta arte musical combina as canções das mulheres (cantoras) e homens (chureadores) com o som de instrumentos acústicos fabricados artesanalmente com materiais locais”, explicou a entidade.
Outro aspecto cultural declarado Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade é o Sistema Normativo dos Wayuús. “Compreende um conjunto de princípios, procedimentos e rituais que regem a conduta social e espiritual da comunidade indígena Wayuú, localizada na península de La Guajira, extremo norte da Colômbia”, explicou a UNESCO.
Além desses elementos, a UNESCO já incluiu, anteriormente, outras tradições colombianas na lista como o Carnaval de Negros e Brancos (2009), as procissões da Semana Santa de Popayán (2009), o Carnaval de Barranquilla (2008) e o espaço cultural de Palenque de San Basílio (2008). A lista é composta por 166 tradições orais de todo o mundo, 90 delas foram declaradas anteriormente como “obras mestras”.
Segundo a UNESCO, o patrimônio cultural não se limita aos monumentos e coleções de objetos, mas também compreende tradições ou expressões vivas herdadas de nossos antepassados e transmitidas aos nossos descendentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário