terça-feira, 23 de novembro de 2010

Muita emoção na final do Concurso Gastronômico em Petrópolis

Prato vencedor: Bruschetta com alho poró e queijo de cabra acompanhada de charuto de vagem e batata caramelizada      

Neste sábado aconteceu a tão esperada final do II Concurso Cultural Gastronômico realizado pelo Petrópolis Gourmet. Os três finalistas receberam uma cesta surpresa de insumos orgânicos e temperos do Sítio do Moinho, farinha d’água do Pará do Restaurante Navegador e queijo de cabra da Cremerie Genève, e tiveram que preparar uma receita com o tema ovo-lacto-vegetariano, ou seja, sem a utilização de carne. O júri foi composto por Luiz Carlos Velloso, presidente da Abrasel Petrópolis; Beth Muniz, chef do SENAC Rio; Paquito, chef do Parador Valência; Rula Simões, consultora de culinária grega; Hortênsio Marques, diretor da rede Chambertin, e Laura Góes, da Pousada Alcobaça.

O primeiro lugar foi para Aparecida Elizângela Machado (foto), com uma receita de “Bruschetta com alho poró e queijo de cabra acompanhada de charuto de vagem e batata caramelizada”. O segundo ficou com Anderson Muniz, com o prato “Crepe de farinha d’água com salada de mini rúcula, tomate cereja e cenoura, acompanhado de batata doce chips”, e a terceira colocada foi Raquel Carius, que elaborou “Farofa de ovo com farinha d’água acompanhada de legumes aromáticos salteados e tomate com toque de agave”.

A grande vencedora Elizângela Machado ficou muito emocionada com a conquista do primeiro lugar no concurso. “Sou empregada doméstica e faço curso no SENAC, pois sou apaixonada por gastronomia. Resolvi tentar e dar o melhor de mim, não tinha nada a perder, pelo menos experiência eu sabia que ia ganhar. Quando meu prato foi selecionado já foi um grande mérito, fiquei muito feliz em ser finalista e mais ainda sendo a vencedora, foi uma emoção muito forte. Não tive muitas oportunidades na vida e essa sem dúvida foi uma grande conquista para o início da minha carreira”, falou Elizângela.

Sobre a receita escolhida, ela explicou que ficou realmente surpresa com os ingredientes que recebeu, mas pensou rápido no que poderia preparar. “Vieram várias ideias na minha cabeça, juntei tudo, coloquei em prática e o resultado foi o que eu esperava. Usei a criatividade e gostei do que fiz”, disse.

Anderson Muniz, segundo colocado no concurso, é auxiliar administrativo, mas desde pequeno sempre gostou de cozinhar. “Me inscrevi na última semana mas deu tudo certo, cheguei na final, cozinhar está no meu sangue e é o que eu quero fazer para a minha vida, esse mundo me fascina”, comentou Anderson. “A farinha d’água me chamou a atenção, pois eu tinha feito uma oficina aqui no Gourmet com a chef Teresa Corção, onde aprendi a hidratá-la. Eu experimentei, achei muito interessante e resolvi usá-la no meu prato”, explicou.

A terceira colocada foi a nutricionista Raquel Carius, que estava muito ansiosa com a final e os produtos que iria receber. “Elaborei um prato bem colorido e equilibrado nutricionalmente, com proteína, carboidrato, legumes, fibras e vitaminas. Só pequei em não ter hidratado a farinha d’água, mas como não tenho muita prática em atuar no preparo diário, trabalho mais com treinamento e não coloco tanto a mão na massa, foi bom. O que vale é participar e estou feliz por isso”, comentou Raquel.

O terceiro lugar ganhou uma bolsa integral no curso de Confeitaria Básica e no curso de Confeitaria Clássica, e o segundo lugar uma bolsa integral no curso de Padeiro Confeiteiro oferecidos pelo SENAC Rio. Elizângela ganhou um estágio no Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento da Alsace/França (IRCOD) em Strasbourg, na França durante o período de dez dias, com tudo pago, e deixa um recado para todos aqueles que têm um sonho. “Acreditem em si. Às vezes nos sentimos um pouco menores do que os outros que estão além e achamos que não somos capazes de chegar aonde queremos, e hoje eu estou aqui muito feliz. Tenho certeza que é só o início da minha carreira”, disse emocionada.

“Estou muito feliz e emocionado com o fato dos três finalistas serem aqui da nossa cidade, parabéns, todos são vencedores Trabalhamos em cima de dois objetivos: a descoberta de novos talentos e a inclusão social. Agora temos a sensação de dever cumprido e sonho realizado. Espero que a Elizângela possa crescer e que o Gourmet seja o trampolim na carreira dela daqui pra frente”, disse o presidente do Convention Bureau, Flávio Câmara. “O evento está um sucesso, oficinas cheias, muita visitação na Tenda Gourmet e grande divulgação da mídia. Agradeço aos apoiadores e incentivadores do festival e principalmente ao público que está nos prestigiando. É a valorização dos talentos da comunidade e da região como grande produtora de orgânicos do país”, finalizou o presidente.

No próximo sábado, 27, o grande encerramento do X Petrópolis Gourmet. Não percam!

Nenhum comentário: