quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Paraty vai bailar ao som de canções latinas na primeira edição do Festival Latino Paraty

Paraty se prepara para receber mais um grande evento de música. Depois do grande sucesso das duas edições do festival de jazz Bourbon Festival Paraty, o Bourbon Street, com apoio da Prefeitura e do Convention Bureau da cidade realiza, de 3 a 5 de dezembro, a primeira edição do Festival Latino Paraty, que apresentará as várias facetas e ritmos do grande universo da música latina.

Em três noites de shows gratuitos, que acontecerão em um palco montado especialmente para a ocasião na Praça da Matriz, o público poderá aproveitar os melhores ritmos, que vão do jazz latino à salsa, dos tangos modernos e tradicionais à música brasileira “latina”, dos sons dançantes do Caribe ao intimismo acústico à la Jorge Drexler.

Entre os destaques da programação musical estão as apresentações de Roberto Fonseca, Otros Aires e João Donato com Paula Morelenbaum.

Além dos shows, será possível aproveitar uma programação vespertina, que contará com oficinas gratuitas de música, que serão realizadas em todos os dias do evento, a partir das 17h30, com os professores dançarinos da Cia da Tribo, acompanhados por DJs.

Mais do que contar história, Paraty tem mostrado que sabe - e quer - disseminar cultura. Isso acontece com a realização de eventos como a FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty), Paraty em Foco, Festival Internacional de Cinema de Paraty, Bourbon Festival Paraty e, agora, o Festival Paraty Latino.

PROGRAMAÇÃO
SEXTA – 03/12/10
21h30 – Yeniel Matos + part. Haydée Milanés
23h – Lyra Latina + Deldongo

SÁBADO – 04/12/10
20h – Marina de La Riva
21h30 – Otros Aires
23h – Havana Brasil + Fernando Ferrer

DOMINGO – 05/12/10
19h30 - Paula Morelenbaum + João Donato
21h – Roberto Fonseca

MÚSICOS
Yaniel Matos + part. Haydée Milanés
“Sou cubano, vivo no Brasil e ouço música do mundo todo”. Assim o pianista Yaniel Matos se define.
Maestro formado pelo Instituto Superior de Arte, em Havana, está radicado há oito anos no Brasil e é professor de piano popular na Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira e do Conservatório de Tatuí. Já tocou ao lado de Chucho Valdes, Issac Delgado, Orlando Valles Maraca, Carlinhos Brown, Kiko Loureiro, Lenine e Antonio Pinto, entre outros.
Para esta apresentação, Yaniel contará com participação da grande cantora cubana Haydée Milanés, filha de Pablo Milanés, sua maior influência e de quem herdou a musicalidade e o talento; e Julio Padrón, trompetista cubano reconhecido como um dos mais promissores jazzistas da nova geração e que durante anos fez parte do grupo Irakere liderado por Chucho Valdés.

Lyra Latina + Deldongo
Lyra Latina - Inspirada na fase clássica da Salsa, a orquestra Lyra Latina exprime toda sua paixão pelo gênero com um repertório inspirado nos criadores que fizeram a história dessa música que já deu a volta ao mundo.
Deldongo - Salsa em francês? Parece inusitado, mas o pianista, arranjador e compositor Deldongo é considerado o pioneiro da salsa francesa e o responsável por disseminar e tornar mais acessível a salsa na França. Foi ainda o primeiro artista francês a ser convidado para participar de um dos mais importantes festivais de salsa da Colômbia e América do Sul: “The Feria al Cali”.
Juntos, Lyra Latina e Deldongo mostram que a salsa e a música latina não tem fronteiras.

Marina De La Riva
Filha e neta de cubanos, Marina De La Riva traz em seu trabalho uma rica combinação de sambas, marchinhas e baiões brasileiros com habaneras, congas e afoxés cubanos.
Dona de uma voz suave e envolvente, mescla com uma interpretação muito particular a emoção latina ao balanço brasileiro. Sucesso de público e crítica, seu disco de estréia serviu de base para a gravação ao vivo do novo trabalho lançado recentemente em CD e DVD.

Otros Aires
Formado por quatro jovens músicos argentinos, a banda Otros Aires desenvolve um trabalho original conhecido como Electro-Tango ou Tango Fusion, no qual o moderno da música eletrônica e o clássico do tango convivem em perfeita harmonia.
Criado em 2003, pelo músico e arquiteto Miguel Di Genova, a partir de um projeto audiovisual que combinava videoarte com tango eletrônico, alcançou destaque internacional e faz sucesso na exigente cena musical européia.

Havana Brasil + Fernando Ferrer
Samba, salsa, merengue, mambo, boleros, chorinhos e muito chá-chá-chá!
O Havana Brasil é tudo isso e muito mais! Propriedade na execução das canções, forte presença de palco e um repertório irresistível que há 10 anos agita o palco do Bourbon Street.
Em Paraty, o grupo ainda conta com a presença e o tempero do cantor cubano Fernando Ferrer, sobrinho do lendário Ibrahim Ferrer, do Buena Vista Social Club.

Paula Morelenbaum + João Donato
Reuniu o melhor do novo e do tradicional, numa combinação “cool /caliente” direcionada para o século 21 que resultou no CD ”Água”.
Um verdadeiro encontro de talentos e gerações da música brasileira com sabor latino!
Reconhecidamente uma das mais lindas vozes da música brasileira, a cantora Paula Morelenbaum foi buscar em (e com) João Donato a inspiração para o novo disco.

Roberto Fonseca
Falar sobre Roberto Fonseca é falar sobre a riqueza da música cubana e suas vertentes.
Apontado como um dos maiores talentos da nova geração daquele país, o pianista, arranjador, produtor e grande compositor é o descendente direto da linhagem de grandes nomes como Bola de Nieve, Bebo Valdés, Chucho Valdés e Gonzalo Rubalcaba e é apontado como o sucessor de Rubén González.

SERVIÇO
Festival Paraty Latino
Data: 3 a 5 de dezembro de 2010.
Local: Praça da Matriz, em Paraty (RJ).

Nenhum comentário: