Os 25 anos de criação das Faculdades Pestalozzi serão comemorados com uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Niterói e um seminário científico que discutirá os rumos da educação superior do Brasil, com enfoque para os cursos que são oferecidos pela instituição niteroiense. A sessão acontece no dia 29 de novembro, às 19 horas, no Plenário Brígido Tinoco. Já o seminário ocorrerá nos dias 2 e 3 de dezembro, encerrando-se no dia 4, com um encontro de alunos e ex-alunos para mesas de debates, projeções de filmes e discussões sobre os cursos.
A sessão solene contará com uma série de homenagens a profissionais que se destacaram nos últimos 25 anos, como a professora Lucy Sá Pinto, primeira diretora das Faculdades Pestalozzi e personagem importante para a sua consolidação como referência em educação superior na área da reabilitação. “Lutamos muito para conseguirmos a autorização do Ministério da Educação para iniciarmos o nosso funcionamento, mas foi uma luta válida pelos muitos profissionais que estão hoje no mercado de trabalho e bem sucedidos em suas profissões”, afirma Lucy.
SEMINÁRIO
O Seminário que homenageará as Faculdades Pestalozzi e os seus 25 anos de ensino superior e formação profissional irá discutir as questões da formação superior, da ética, da inclusão social e da interdisciplinaridade nas instituições de reabilitação e tratamento, além da experiência profissional no campo da formação de novos profissionais. “Queremos fazer um amplo debate sobre a nossa forma de atuar no campo do ensino superior e os avanços que ocorreram nos últimos anos e como estamos preparados para novos desafios”, acrescenta Ana Cláudia Vaz, diretora acadêmica das Faculdades Pestalozzi.
Durante o seminário, alunos, a comunidade e futuros acadêmicos da instituição irão conhecer os setores de tratamento oferecido pela Associação Pestalozzi de Niterói, através de sua clínica-escola. “Vamos mostrar como funciona na prática a nossa interdisciplinaridade que é o nosso grande diferencial. Como o profissional de Fonoaudiologia, por exemplo, se comunica e discute casos com o colega de Fisioterapia ou Terapia Ocupacional. É uma grande rede de profissionais que traçam o diagnóstico do paciente e que dá ao acadêmico e ao futuro profissional que estuda em nossa instituição a possibilidade de manter contato diário com a sua futura realidade profissional. É este o diferencial que dificilmente encontramos em outros centros de educação superior”, enfatiza ela.
Patas da Casa
No sábado, dia 4 de dezembro, alunos e ex-alunos das Faculdades Pestalozzi vão se reunir nas unidades de Pendotiba e do Centro de Niterói para uma série de debates, discussões e seminários sobre a sua carreira e futuro profissional, inclusive com sessões de filmes que servirão para ancorar debates sobre temas ligados à profissão. “Será um dia de atividades para o nosso aluno convidar as pratas da casa para as trocas de experiência, receber informações e subsídios profissionais, além de pensar no que virá pela frente em sua vida profissional”, explica Ana Cláudia Vaz.
Programação
02-12
8h - Credenciamento
9h – Mesa de abertura
10h – Porque formar profissionais no ensino superior?
12 – Ética na educação contemporânea
14h30 A inclusão e suas vertentes
16h30 – Prática interdisciplinar nas instituições de tratamento
03/12
8h às 12 – Visitação de acadêmicos, comunidade e escolas conveniadas na Clínica Escola
9h40 – Experiências e formação (currículo, avaliação e campo de estágio)
11h – Oportunidades do mercado de trabalho
14h30 – Iniciação científica, pesquisa e pós graduação – Apresentação de Pôsteres
17h30 - Mesas Redondas –
- Voz Forense – Fonoaudiologia
- Fisioterapia Hospitalar – Fisioterapia
- Terapia Ocuapcional no Contexto Hospitalar – Terapia Ocuapcional
- Ilustração para o mercado editorial – Artes Visuais
- Implantes e Próteses – metal free
19h30 – Apresentação do Grupo Embaixadores da Alegria
04- 12
Encontros acadêmicos – Alunos e ex-alunos
Nenhum comentário:
Postar um comentário