segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Comissão isenta todos os diaristas moradores da Região Serrana das taxas de uso da Ceasa

A Comissão instituída pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro (SEDRAP) dará isenção a todos os produtores rurais diaristas da Região Serrana e mais 21 mensalistas.   

Começou o trabalho de isenção dos produtores rurais da Ceasa. A Comissão divulgou nesta sexta-feira, dia 28, uma decisão preliminar. Foram identificados, até o momento, 21 mensalistas que terão isenção durante todo o mês de fevereiro da taxa de uso do Pavilhão 21 da Ceasa/RJ – Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo secretário de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, os diaristas cadastrados também ganharão isenção.

“Todos os diaristas usuários do Pavilhão 21, moradores dos sete municípios da região atingida, ganharão isenção no uso da taxa da Ceasa durante o mês de fevereiro, a começar na próxima segunda-feira, 31 de janeiro. Vamos acompanhar de perto a situação dos produtores rurais provenientes desta região para apoiá-los no que estiver ao nosso alcance”, afirma o secretário.

O diretor-presidente da Ceasa, Mario Domingues, conta que recebeu muitos relatos de produtores rurais afetados pelas chuvas que estavam com dificuldades de passar pela guarita da Ceasa, que exige nota fiscal de todos os caminhões que passam por ali.

“Sugeri à Comissão e já autorizei que os produtores que alegarem falta de documentação por conta das chuvas entrem na Ceasa para comercializar seus produtos. Estamos anotando a origem do caminhão e da mercadoria, a data e hora de acesso, enfim, estamos apurando o máximo de informações, mas não estamos impedindo os produtos de entrarem na Ceasa. Não podemos exigir nota fiscal de quem perdeu até sua família”, esclarece Domingues.

Outros produtores ainda podem ser beneficiados

O diretor-presidente da Ceasa, Mario Domingues, explica que este relatório é parcial.

 “Vamos cruzar os dados da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, via Ceasa, com os dados com Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, via EMATER, e outras secretarias municipais da Região para aumentarmos o grau de precisão. Só assim poderemos saber com exatidão quantos produtores poderão ser beneficiados e definir por quanto tempo poderemos isentá-los,” disse Domingues.

A Comissão é composta por membros do corpo técnico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro e também pelo presidente da Associação dos Produtores Hortifrutigranjeiros do Estado do Rio de Janeiro (APHERJ), Delcy Resende da Silva. 

Nenhum comentário: