segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

UFF divulga resultados do vestibular


De 31 de janeiro a 02 de fevereiro a Universidade Federal Fluminense realizará a matrícula dos estudantes que foram aprovados no Vestibular 2011. Nos cursos sediados em Niterói esse processo acontecerá nos dias 01 e 02/02, no horário de 12h às 18h, no Campus do Gragoatá. Nas cidades do interior a matricula ocorrerá no dias 31/01 e 01/02.

Para que os calouros e seus familiares se sintam em casa desde o seu primeiro contato com a universidade foram preparadas diversas atividades culturais e uma grande mostra de projetos, tradicionalmente chamada de Programa de Acolhimento Estudantil – PAE.

Nesta edição, com o tema: “Muito Prazer! Eu sou da UFF”, os novos estudantes poderão visitar barracas de vários projetos desenvolvidos por alunos, servidores e professores da universidade, assistir a vídeos institucionais, conhecer um pouco mais sua área específica, além de conversar com alunos veteranos, professores e coordenadores de curso.

Como forma de realizar uma recepção calorosa e acolhedora aos jovens universitários e suas famílias, estarão presentes por todo o Campus do Gragoatá, estudantes do curso de Turismo dando informações e indicando os locais de matrícula e visitação.

Na Tenda da Informação os novos universitários poderão conhecer um pouco das Pró-Reitorias e participar de algumas atividades culturais e sociais tais como: Varal Cultural, onde cada calouro poderá expressar a sua impressão sobre a UFF; descontração com o caricaturista Adam Rabello e sorteio de brindes.

Outra atração especial é a apresentação de Projetos do Grupo Sensibiliza, Libras e Café no Escuro, onde todos poderão vivenciar as dificuldades dos deficientes físicos em um espaço universitário.

Como novidades, o PAE 2011 trará o Bonde da Troca e a Feira de Adoção de Animais.

O Bonde da Troca é uma feira de trocas solidárias promovida pela Incubadora de Empreendimentos em Economia Solidária da UFF. Descubra objetos dentro de casa que você não usa mais e que alguém pode precisar muito: roupas, cds, livros e outros itens em bom estado e leve para trocar por algo que você goste.

A Feira de Adoção de Animais será promovida pelo curso de Medicina Veterinária com o apoio da Suipa.

Finalizando o Acolhimento dos calouros haverá um tour pelo Campus onde poderão conhecer a Biblioteca Central, a Editora da UFF (EDUFF) e o Restaurante Universitário (Bandejão) e um passeio pela cidade de Niterói.

Os primeiros colocados geral e os primeiros por curso no vestibular 2011 receberão um brinde especial.

Contribuindo com diversas campanhas sociais no Estado do Rio, o PAE 2011 solicita que cada estudante traga brinquedos, livros infantis, fraldas ou materiais de primeiros socorros para serem doados às cidades serranas que foram atingidas pelas chuvas.

Matrícula UFF e Acolhimento Estudantil 2011:
01 e 02 de fevereiro
Local: Campus do Gragoatá
Horário: 12h às 18h

Como surgiu o PAE

O PAE foi criado em 2007, com o objetivo de recepcionar os calouros através da realização e divulgação de  diversas atividades e projetos desenvolvidos  no meio acadêmico.

Em 2011, o PAE passa a ser coordenado pela Pró- reitoria de Assuntos Estudantis que pretende estabelecer  novas parcerias na Cidade de Niterói , transformando a recepção aos novos calouros em uma verdadeira festa.

Em Niterói, para evitar filas e proporcionar uma recepção personalizada, o aluno é recebido na entrada do Campus do Gragoatá por monitores treinados e é conduzido ao local de sua matrícula. Lá, encontrará uma equipe do Departamento de Administração Escolar – DAE recolhendo a documentação exigida e os coordenadores dos cursos, para que possa sanar dúvidas em relação à escolha de disciplinas.

Além disso, tem a oportunidade de participar de diversas atividades realizadas nos pilotis dos Blocos B, C e D, tais como: exposição de programas e projetos desenvolvidos pela comunidade universitária; mostra de vídeos institucionais; distribuição de brindes; gincanas e um tour pelo campus que se inicia com uma palestra e termina com um lanche servido no restaurante universitário.

Os alunos das unidades do interior são recepcionados nos seus Pólos com atividades diferenciadas.

A estimativa direta de público para esta edição do PAE 2011 a ser realizado nos dias 01 e 02 de fevereiro é de 18 mil pessoas, formadas por universitários, familiares, professores e técnicos. O público universitário, proveniente de todo o território nacional e parte integrante da população economicamente ativa do Brasil, são na maioria jovens entre 17 e 21 anos, futuros profissionais e consumidores em potencial da sociedade globalizada.

A criação do Programa de Acolhimento estudantil junto com a implantação de diversas ações de caráter sociocultural no meio acadêmico tem a finalidade de acolher o aluno e estimulá-lo desde o seu primeiro contato com a universidade a conhecer a missão da UFF que é: “promover o desenvolvimento científico, tecnológico, artístico e cultural por meio da produção do conhecimento necessário às demandas da sociedade e contribuir para a formação de um cidadão imbuído de valores éticos que, com competência técnica, atue no seu contexto social, comprometido com a construção de uma sociedade mais justa, solidária e integrada ao meio ambiente”.

Nenhum comentário: