quinta-feira, 17 de março de 2011

Comissão Da Câmara Ouve Secretário De Defesa Civil

Coronel Adilson diz que líderes comunitários vão alertar moradores em áreas de risco

Dando prosseguimento ao cronograma de encontros com autoridades municipais, a Câmara de Niterói recebeu, na tarde desta quarta-feira, dia 16, o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Adilson Alves de Souza. Ele foi ouvido pelos integrantes da Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização das Soluções para a Tragédia das Chuvas, ocorrida em abril do ano passado. De acordo com o vereador João Gustavo (PMDB) o trabalho da Defesa Civil tem sido eficiente, apesar do grande volume de vistorias agendadas. “Está sendo realizado um minucioso levantamento das áreas de risco e do número de casas construídas em locais totalmente impróprios. Outra ação que destaco como da maior importância é o treinamento dos presidentes de associações de moradores e líderes comunitários que atuarão como referência às autoridades em caso de alerta para possíveis catástrofes naturais”, revelou João Gustavo, que preside a comissão.

Também integram a comissão especial os vereadores Wilde Ricardo (PDT), José Augusto Vicente e Carlos Magaldi, ambos do PPS e Waldeck Carneiro (PT).

Durante a reunião com os representantes do Legislativo, o coronel Adilson também falou sobre os esforços do município para melhorar e humanizar o atendimento aos desabrigados que estão alojados no 3º Batalhão de Infantaria (3º BI). Na próxima sexta-feira, dia 18, o encontro será com a secretária de Urbanismo, Christina Monnerat; dia 21 com José Roberto Mocarzel, secretário de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes; e, dia 23, a convidada é Maria Inês de Oliveira, da Educação. Dando prosseguimento, no dia 24 será ouvido o superintendente da Caixa Econômica Federal em Niterói, Raimundo Macedo; e, finalmente, dia 25, o secretário de Segurança e Controle Urbano, Wolney Trindade. Os encontros acontecem sempre às 14 horas.

Criada pelo presidente Paulo Bagueira, a Comissão tem como objetivo buscar informações para que possa ser feito um relatório propondo soluções e que sirva de mediação entre o poder público e a população. “Queremos mediar os debates para que a Câmara possa apresentar propostas concretas que minorem o sofrimento dessas pessoas, que foram vítimas de uma tragédia”, ressalta João Gustavo.

A Comissão também vem fazendo visitas aos locais onde estão sendo realizadas obras de contenção e no abrigo do 3º BI, no Barreto. “Já estivemos nos abrigos e, se for necessário, voltaremos lá. Também estamos marcando uma visita à antiga garagem da Viação Santo Antônio, desapropriada pela Prefeitura e onde o Estado constrói 180 apartamentos para as vítimas do Morro do Bumba”, concluiu o vereador, lembrando que a Comissão já esteve no Conjunto Residencial de Várzea das Moças, cujos apartamentos foram os primeiros doados às vítimas da tragédia de abril.

Nenhum comentário: