quinta-feira, 17 de março de 2011

Poética Expositiva no Parque Lage

Poética Expositiva apresenta obras de seis artistas contemporâneos que giram em torno da noção de poesia expandida. Sob a curadoria de Sonia Salcedo del Castillo, os trabalhos de Adolfo Montejo Navas, Ana Linnemann, Eduardo Coimbra, Lenora de Barros, Ricardo Aleixo e Victor Arruda relacionando arte e poesia surpreendem o público trazendo como uma sétima obra o conjunto expositivo. “Como entrelinhas, os intervalos e conexões entre as obras criam esse sentido na exposição,” define a curadora. POÉTICA EXPOSITIVA vai ocupar os dois ambientes das Cavalariças, do Parque Lage de 25 de março a 8 de maio de 2011 e sua concepção é resultado de um edital promovido pela Secretaria de Estado de Cultura.

Segundo a curadoria, “a exposição toca a profundidade característica da poesia e, ao mesmo tempo, sua noção de expansão. Tomando, pois, o artista como poeta de fazeres que destituem separações ou divisões de gêneros artísticos. Aventura-se na transposição de estruturas verbais em visuais e vice-versa, no limite da leitura e apreensão, no espaço em linha, luz, volume, movimento, feito poema que salta da página com alusões a formas, imagens. Sua unidade advém da expografia, cuja ordem escapa à do tempo comum. O enfrentamento dos trabalhos no espaço persegue o instante poético.”

Adolfo Montejo Navas transforma a luz da lua em caligrafia e presta homenagem ao poeta chinês Li-Po com seus poemas-objetos-visuais de Lunário-caligrafias homenagem a Li-Po.  Lenora de Barros desdobra princípios da poesia concreta no jogo de espaços-objetos-poemas, também, sonoros  de Ping Poem e I'm a Player, Ana Linnemann envolve coisas inesperadas e facilmente despercebíveis em sua série Invisíveis (nº 11). A intervenção espacial de Por um Fio de Eduardo Coimbra; a vocalidade e ginga da performance de Ricardo Aleixo com Música para Modelos Vivos Movidos a Moeda e a poesia verbo-visual de “1 e 3 Anúncios” de Victor Arruda compõem a coletiva. A distinção da mostra reafirma o caráter de vanguarda da EAV aproximando o público carioca de questões da arte de nossos dias. Paralelo à exposição, o Cine Lage, também assinado por Sonia Salcedo, exibirá vídeos com o tema: Cine Poética Expositiva, às 20h.

Roteiro:
Poética Expositiva
Artistas : Adolfo Montejo Navas, Ana Linnemann, Eduardo Coimbra, Lenora de Barros, Ricardo Aleixo e Victor Arruda.
Curadoria: Sonia Salcedo del Castillo
Produção: Suzy Muniz
Galeria: Cavalariças – EAV do Parque Lage – Rua Jardim Botânico, 414
Período De Visitação: 25 de março a 8 de maio de 2011
Segunda a quinta feira, das 12h às 20h    
Sextas, sábados e domingos, das 10h às 17h

Nenhum comentário: