sábado, 26 de março de 2011

Secretário Wolney Trindade fala para comissão de vereadores

O secretário municipal de Segurança Pública e Controle Urbano, Wolney Trindade, disse, nesta sexta-feira, dia 25, depois de encontro com vereadores que integram a Comissão Especial de Acompanhamento às Vítimas da Tragédia das Chuvas, que a Guarda Municipal está “bem mais preparada” para agir em catástrofes naturais. “Um contingente de cem homens passou por curso especial para lidar no socorro às vítimas de desabamento e deslizamento de terra e os agentes foram treinados em primeiros socorros e uma série de outras ações”, disse o secretário. Os guardas municipais foram orientados por professores das defesas civis do Rio e de Niterói. A preparação também inclui a identificação dos diversos tipos de solo para avaliar a maneira correta de agir em caso de deslizamento e o uso de ferramentas específicas. Acompanharam o depoimento, além do presidente da Comissão, os vereadores, Carlos Magaldi(PP), Renatinho (Psol)  e Padre Wilde Ricardo (PDT).

Na avaliação do presidente da Comissão, vereador João Gustavo (PMDB), a vinda do secretário foi extremamente positiva. “O secretário nos fez um relatório informando como está a situação da segurança no abrigo do Terceiro Batalhão de Infantaria, no bairro de Venda da Cruz e que a secretaria também tem tido ação importante na fiscalização das áreas onde existem casas interditadas, para tentar evitar que pessoas retornem e coloquem em risco a própria vida”, disse João Gustavo. O vereador ressaltou que esse trabalho é complexo, pelo grande número de áreas atingidas, com os trabalhos concentrando-se no Morro do Bumba, Engenhoca, Caramujo, Boa Vista e Beltrão.

Dentro do cronograma da Comissão Especial, falta apenas a presença da secretária municipal de Educação, Maria Inês de Oliveira, para que comece a ser produzido o relatório que será apresentado ao presidente da Câmara, vereador Paulo Bagueira (PPS). A Comissão ainda não definiu a nova data, que teve que ser adiada em virtude da agenda da secretária. Além de João Gustavo, integram a comissão especial os vereadores Wilde Ricardo (PDT), José Augusto Vicente e Carlos Magaldi, ambos do PPS e Waldeck Carneiro (PT).

Nenhum comentário: