terça-feira, 19 de abril de 2011

Águas de Niterói na Câmara

Leonardo Righetto e o vereador Zaff durante reunião da Comarhs

Na sua segunda reunião do ano, o tema principal da Comissão Permanente de Meio ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (Comarhs) ficou por conta da Águas de Niterói, cujo representante, Leonardo Righetto, que é gerente de operações da empresa, deu explicações sobre o acidente na Estação de Tratamento de Esgoto Toque-Toque e instalação de caixas d’água na Praia de Icaraí.

Presidida pelo vereador José Antonio Fernandez – ZAFF (PDT) a Comarhs se reúne mensalmente para discutir questões ambientais de Niterói, reunindo representantes dos segmentos público e privado. Nesta reunião foram criadas Câmaras Técnicas para Resíduos Sólidos, coordenada por Marcos Sá, da Clin, e de Reuso da Água, coordenada por Leonardo Righetto, da Águas de Niterói.

Também foi formada uma Comissão Especial para eventos voltados para Educação Ambiental, que vai elaborar, entre outros eventos, a Semana do Meio Ambiente, com palestras no Plenário e exposições ecológicas no hall e corredores da Câmara Municipal de Niterói.

Questionado pelos presentes sobre a causa do acidente na ETE Toque-Toque, Leonardo Righetto disse que o rompimento aconteceu no segundo módulo e que isso não prejudicaria o tratamento de esgoto, pois o módulo 1 continua em atividade. Adiantou que é prematuro apontar a causa do acidente e que todos que foram prejudicados serão ressarcidos e acredita que o laudo pericial deve sair em 30 dias.

Sobre a volta dos chuveirinhos na Praia de Icaraí, Righetto disse na próxima reunião da COMARHS, em maio, trará um projeto minucioso da Águas de Niterói, para a construção de reservatórios de água de, pelo menos, 2 metros cúbicos, com bombas. Depois de aprovado o projeto, ele será apresentado à Prefeitura para que seja viabilizado através de licença.

O vereador Zaff disse que este projeto da Águas de Niterói não deve apenas privilegiar os que praticam esportes na areia, mas a toda população que frequenta a praia ou que corre no calçadão. Zaff perguntou a Nathallie Chagas, representante da Secretaria Municipal de Urbanismo na COMARHS, em que estágio estava o Projeto Orla e se este privilegia os chuveirinhos na Praia de Icaraí. Nathallie disse que o Projeto Orla, criado pela Secretaria Municipal de Urbanismo, está sendo apreciado pelo Ministério do Meio Ambiente e que não tem prazo para resposta.

Diante da insatisfação dos membros da Adaonit (Associação dos Amigos da Orla de Niterói), Zaff disse que os aparelhos foram retirados da Praia de Icaraí por determinação judicial que a Prefeitura foi obrigada a cumprir. E sugeriu que se formasse uma comissão para que fosse buscada uma solução a curto prazo junto aos órgão federais, já que a Águas de Niterói e a Prefeitura têm que seguir os trâmites normais para levar a água na areia, o que demanda tempo.
Foto: Divulgação

Nenhum comentário: