terça-feira, 19 de abril de 2011

Alunos de Piratininga visitam Câmara de Vereadores

Alunos da Escola Municipal Almirante Tamandaré, em Piratininga, estiveram, na tarde desta segunda-feira, 18, na Câmara de Vereadores de Niterói. A visita faz parte do programa Escola de Democracia, que proporciona aos alunos do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas, a oportunidade de conhecerem um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido na Casa. Os 35 alunos da Almirante Tamandaré ficaram encantados com o trabalho realizado no Arquivo, onde ficam guardados 2.3 milhões de documentos e a antiga passagem secreta sob o prédio histórico. “As crianças começam tímidas, depois se soltam e o nível de curiosidade aumenta. Fizemos uma pesquisa em sala de aula antes da visita e, agora, faremos um trabalho de grupo”, explica a professora Jolaide Tavares Brayner.

No plenário, tomando assento nas cadeiras destinadas aos vereadores, os alunos foram recepcionados pelo vereador José Augusto Vicente, também morador de Piratininga, que respondeu a perguntas dos alunos e professoras. “Aqui eles assistem a um vídeo institucional sobre Niterói, o funcionamento da Casa, seus funcionários e os diversos setores do Legislativo”, explica o vereador. Na próxima segunda-feira a visita será dos alunos da Escola Municipal Maralegre, do Cafubá.

Durante a visita ao Gabinete da Presidência as crianças receberam um kit com revistas educativas contendo uma cartilha produzida pela Câmara, que explica o que é o programa. Outra, em parceria com o Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência (Ifec), é a chamada Cartilha da Cidadania, com um dicionário cívico explicando alguns termos usados em documentos e durante as sessões plenárias. Também parceiro no programa, o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj), além de disponibilizar ônibus para o transporte das crianças, distribui material recreativo para montagem. Também faz parte do pacote uma revista em quadrinhos sobre a Câmara produzida pela Assessoria de Comunicação.

As escolas interessadas em participar devem entrar em contato com o telefone 2613-6836 ou enviar um email para programaescolademocracia@gmail.com para agendar uma visita. O programa foi instituído em 2009 e já trouxe mais de 700 crianças à Câmara dos Vereadores. 

Nenhum comentário: