sexta-feira, 29 de abril de 2011

Rio tem apenas seis praias recomendadas para o banho no final de semana

As chuvas que caíram sobre a cidade nos últimos dias fizeram com que apenas seis praias estejam recomendadas para o banho no final de semana, segundo o boletim de balneabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgado nesta sexta-feira (29/04). Isso acontece por causa da grande quantidade de detritos levados pela chuva para as áreas costeiras, principalmente por causa da impermeabilização do solo urbano.

As praias recomendadas são Grumari, Prainha, Recreio, Barra da Tijuca, Diabo e Vermelha.  Quatro praias estão recomendadas com restrições: Pontal de Sernambetiba (evitar trecho próximo ao Canal de Sernambetiba), Joatinga, Vidigal e Copacabana (em todas, evitar trechos com extravasamentos de águas pluviais). Não estão recomendadas as praias do Quebra-Mar até Pepê, Pepino/São Conrado, Leblon, Ipanema, Arpoador, Leme, Urca, Botafogo e Flamengo.

O Inea recomenda que se evite o banho de mar até 24 horas depois de chuvas na Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio, Barra da Tijuca, Joatinga, Vidigal, Diabo e Copacabana e, na praia Vermelha, por até 48 horas. Em Paquetá e na Ilha do Governador, nenhuma das praias está liberada.

Em Niterói, estão recomendadas as praias de Piratininga, Sossego e Itacoatiara e a praia de Camboinhas está recomendada com restrições (evitar trecho próximo à saída do Canal de Itaipu). Não estão liberadas para o banho as praias de Eva, Adão, Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba e Itaipu.

Nenhum comentário: