terça-feira, 12 de abril de 2011

Sauna combina com inverno e Three


Está chegando o inverno e com ele um clima mais ameno e agradável, excelente para prática do banho de sauna. Nós da Three temos uma missão bem definida, proporcionar sempre o aumento na qualidade de vida dos nossos  associados, por isso acreditamos ser importante informar o quanto positivo  torna-se o banho de sauna. Quem sabe assim você não adquire mais um hábito saudável em sua vida.

A sauna a vapor está entre os benefícios recomendados à saúde. O banho de sauna quando habitual proporciona vários benefícios, entre eles estão:
  • Alivio de dores reumáticas e de coluna;
  • Fortalecimento da circulação sanguínea;
  • Combate a hipertensão e alivia o estresse;
  • Hidrata a pele e desobstrui os poros;
  • Combate doenças do sistema respiratório;
  • Desintoxica o organismo e eliminando impurezas;
  • Previne a celulite e a flacidez;
  • Relaxa a musculatura;
  • Proporciona sensação de bem estar;
  • Facilita o sono.

Após o banho de vapor, a súbita imersão em água fria e a rápida alternância entre o frio e o calor revertem a corrente sangüínea para o interior do organismo, condicionando e fortalecendo o sistema regulador cardiovascular simpático e parassimpático. Isso faz esse sistema trabalhar com a máxima eficiência por vários dias, resultado que eventualmente não se obtém com exercícios corporais prolongados (extraído de tese sobre sauna do Dr. Claude Cappadoro, França).
Os benefícios físicos do banho de sauna têm sido objeto de muitos estudos médicos, segundo os quais o intenso calor provoca uma "febre artificial", importante no processo de reabilitação em casos de atrofias musculares, desbacterização e assepsia. A aceleração do pulso produz um fluxo sangüíneo desde os órgãos internos até a pele, exercitando e fortalecendo as glândulas, os vasos capilares e os nervos.

Se você pensa seriamente a respeito de relaxamento, então considere os muitos benefícios e vantagens de um banho de sauna. Relaxamento e rejuvenescimento podem ser obtidos com rápidas e frequentes sessões de sauna de 15 minutos. À medida que os seus poros se abrem e o suor flui livremente, diminuem a tensão e o estresse acumulados ao longo do dia. Não existe sensação exatamente igual à proporcionada pela sauna. O ácido lático se dissipa com o calor e os músculos ficam descansados e em estado de repouso.

A sauna desintoxica o organismo, livrando o sangue, a pele e o cérebro dos sais minerais, gorduras e toxinas indesejadas. Essas toxinas são eliminadas através das fezes, da urina e do suor, cuja produção é estimulada pelo banho de sauna. Também ajuda a descarregar a eletricidade do corpo e relaxa os músculos e o sistema nervoso, reduzindo dores musculares e calorias em excesso com um mínimo de esforço físico. No ambiente de sauna a temperatura corporal irá aumentar, a pulsação cardíaca será acelerada até alcançar aprox. 90 batimentos por minuto e teremos uma super circulação nos vasos sanguíneos do cérebro, do coração e da pele, promovendo a transpiração e estimulando as glândulas endócrinas do corpo, como a tireóide, o pâncreas, as supra-renais, as glândulas sexuais e o fígado.
O banho de sauna pode ser considerado uma das razões da longevidade dos europeus, que o praticam rotineiramente e com disciplina. É uma decisão de bom senso que traz mais saúde e jovialidade. Não há limite de idade para o banho de sauna; crianças, adultos e mesmo pessoas idosas podem desfrutar dessa terapia. Recomenda-se apenas que pessoas com problemas cardíacos ou de pressão arterial consultem antes o seu médico para verificarem a existência de eventuais restrições.

Recomenda-se, também, tomar-se uma boa ducha fria após o banho de sauna. Desde que se esteja com a saúde perfeita, ela não causa problema algum e, muito pelo contrário, é extremamente benéfica. Após o banho de sauna o nosso organismo fica preparado para resistir a temperaturas bem abaixo de 0°C. A duração da ducha fria deverá ser de aprox. 30 segundos, tempo suficiente para ativar a circulação sanguínea resfriando apenas a superfície da pele sem resfriar o interior do corpo, o que poderia torná-lo vulnerável a resfriados, gripes, etc..

A sauna, mais do que um simples banho, é também um hábito de higiene profunda que promove um melhor equilíbrio entre o corpo e a mente. Quem toma uma sauna quer refrescar o corpo e também o espírito através do relaxamento, obtendo assim uma profunda limpeza tanto corporal quanto espiritual.

Nossa sauna funciona diariamente e faz parte do pacote de todos os associados. Estamos esperando por vocês.

 Three Pilates - Saúde - Bem estar
Rua 5 de julho 371 - Jardim Icaraí
Fone: 2610.2188

Nenhum comentário: