quarta-feira, 6 de abril de 2011

Sessão solene e exposição em memória às vítimas do holocausto


A Câmara de Vereadores de Niterói realiza no dia 11 de abril, às 19 horas, sessão solene em memória às vítimas do holocausto, homenageando uma série de personalidades da cidade ligadas ao movimento judaico e pela paz. No mesmo dia, o presidente da Câmara, Vereador Paulo Bagueira, abre no saguão principal da Câmara a exposição sobre a vida e a obra do cientista Albert Einstein, judeu que também foi perseguido pelo regime de segregação racial. 

Durante a sessão solene, o Memorial Judaico de Vassouras, a Associação David Frishman de Cultura e Recreação, o Centro Israelita de Niterói, a Sociedade Hebraica de Niterói, a Bnai-Brith, e a organização feminina Wizo- Centro Scylla Schneider de Niterói receberão moções de aplausos. 

Para o presidente Paulo Bagueira a sessão solene, que faz parte das comemorações pelo Dia Municipal em Memórias às Vítimas do Holocausto, criado em 2006 pela Câmara de Vereadores, é uma data importante para reavivar na memória da população o terror vivido pelos judeus no século passado. “É importante que a população de Niterói tenha conhecimento dos horrores vividos pela comunidade judaica durante o holocausto, para que fatos como esses não aconteçam nunca mais”, disse Bagueira, lembrando que a escolha do mês de abril é em função do Levante do Gueto de Varsóvia, que aconteceu em 19 de abril de 1943, quando os judeus e poloneses perseguidos pelo regime nazista, ficaram 40 dias combatendo os nazistas, sendo o único foco de resistência às tropas de Hitler.

A exposição Vida e Obra de Albert Einstein fica em cartaz na Câmara de Niterói no período de 11 a 29 de abril e estará aberta a alunos das escolas públicas e privadas de Niterói, além do público em geral. A coleção pertence ao Museu Judaico do Rio de Janeiro que cedeu todo o material para a exposição. No ano passado, a exposição sobre a vida do professor polonês Janusz Korczak, morto em um campo de concentração da Polônia, foi vista por mais de 2 mil pessoas.

Nenhum comentário: