quarta-feira, 25 de maio de 2011

Câmara de Niterói promove Semana do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Câmara de Vereadores de Niterói, através da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (COMARHS), promoverá intensa programação, que se estenderá de 30 de maio a 5 de junho. Eventos diversificados como palestras e exposição ecológica serão realizados nos corredores da Câmara, na Praia de Icaraí e no Campo de São Bento. Um concurso de redação para escolas da cidade, com o tema ”Niterói e o Meio Ambiente. Problemas e Resoluções”, também está programado. Os vereadores Paulo Bagueira, presidente da Casa, e José Antonio Fernandez, o Zaff, presidente da COMARHS, comandarão a cerimônia de abertura, marcada para 30 de maio, às 9 horas, no plenário da Casa. “A Comissão de Meio Ambiente é a mais recente da nossa Casa Legislativa e o objetivo deste evento é fazer com que a Câmara possa dar a sua contribuição na busca de uma cidade sustentável e participativa nas questões ambientais. Propomos leis, fazemos indicações, fiscalizamos, mas também somos um espaço para educar e formar cidadãos”, afirma o presidente Paulo Bagueira.

Ainda no dia 30 haverá palestras sobre resíduos sólidos, às 9 horas, feita por representante da Clin, e poluição do ar, às 14 horas, proferida por um técnico da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor). No dia 31 de maio o ciclo de palestras prossegue com os temas “Biodiversidade Marinha e os Impactos Ambientais”, às 9 horas, por conta da Famath; e Agenda 21, às 14 horas, a cargo do Comperj. No dia 1º de junho, às 9 horas, um representante da OAB-Niterói falará sobre “Cidadania e Meio Ambiente”, e às 14 horas, o tema será “Meio Ambiente e Doenças”, relatado pelo Centro de Controle de Zoonoses. Finalizando, no dia 2 de junho, às 9 horas, representante da Águas de Niterói fala sobre o tema “A viagem da água”, e, às 14 horas, cabe a Universidade Federal Fluminense palestrar sobre “Importância hidrográfica dos rios Guapi e Macacu”.

No dia 3 de junho haverá uma cerimônia, das 9 às 11 horas, com a premiação do concurso de redação. Estarão presentes os alunos autores e representantes de cada escola finalista, representantes do setor público e privado e parceiros do evento. As dez melhores redações, selecionadas por uma comissão especial formada por professores de português, serão lidas pelos autores. No dia 4, entre 9 e 11 horas, a Semana do Meio Ambiente prossegue, agora fora da Câmara, com um evento na Praia de Icaraí, em frente à Reitoria da UFF. No dia 5, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, várias atividades no Campo de São Bento, como campanha de educação ambiental e uma peça de teatro relativa ao tema, acontece de 9 às 11 horas.

Nenhum comentário: