quarta-feira, 25 de maio de 2011

Câmara recebe projeto para fazer do Cinema Icaraí sede de Orquestra da UFF

Audiência teve como objetivo apresentar projeto de espaço multicultural     

O projeto de transformar o antigo prédio do Cinema Icaraí em um espaço multicultural e sede da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, foi apresentado na Câmara de Vereadores durante audiência pública realizada na noite de terça-feira, 24. Compondo a mesa principal, o reitor da UFF, Roberto Salles, a quem caberá indenizar o atual proprietário e administrar o espaço, deixou claro que o local deve ser uma área multiuso e que pretende abrir condições para que outros projetos sejam apresentados. “Acho muito bom o projeto mostrado por uma de nossas alunas, do curso de Arquitetura. Entretanto, iremos examinar outras propostas”, disse ele. Além do reitor, formaram a mesa o vereador Waldeck Carneiro (PT); a arquiteta autora do projeto apresentado durante a sessão, Joana Rosa; e Waleska Beltrame, trompista da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN). Os vereadores Leonardo Giordano (PT) e Renatinho (PSOL) também compareceram à audiência.

Antes do início dos debates, alguns integrantes da OSN -que completa 50 anos em janeiro- executaram duas peças musicais, entre elas “Aquarela do Brasil”, e foram bastante aplaudidos pelo público. Em seguida, a arquiteta Joana Rosa detalhou, através de um telão, o que pretende com seu projeto. “Esse foi um trabalho do meu curso de graduação e tem como objetivo preservar o espaço para fins culturais. Uma das ideias é que os músicos da orquestra utilizem o lugar para ensaios e apresentações, uma vez que hoje ocupam instalações completamente inadequadas. Segui como inspiração os espaços da Sala Cecília Meireles e do Salão Leopoldo Miguez, no Rio”, disse Joana.

Segundo informações de Walesca Beltrame, a OSN conta atualmente com 82 músicos e foram feitos investimos na compra de novos instrumentos da ordem de R$ 500 mil. “A orquestra é um patrimônio da cidade que deve ser preservado. Há uma tendência mundial de união das artes convivendo num mesmo espaço. A ideia da Joana de colocar um telão removível é muito boa”, disse Waleska. A proposta da arquiteta prevê que o local seja totalmente reformulado internamente, criando acomodações para a parte administrativa e cultural, com salas para os músicos e também à Imprensa. Waldeck Carneiro fez questão de ressaltar em plenário a luta do mandato dos vereadores Giordano e Renatinho pela preservação do prédio.

SAIBA MAIS

Um dos espaços culturais mais tradicionais e importantes do bairro e da cidade de Niterói, o Cinema Icaraí está fechado desde 2005. O prédio, construído em 1940 para abrigar o Cinematógrapho Icarahy, vem se deteriorando com o abandono a que está submetido.De propriedade particular a proposta do Vereador Waldeck Carneiro é de que o espaço seja desapropriado pelo Ministério da Educação e entregue para a UFF administrar. No mês de abril, acompanhado do Presidente Paulo Bagueira, os vereadores Magaldi e Waldeck estiveram no Ministério da Educação onde externaram o desejo do município em que o MEC abrace a ideia de apoiar a desapropriação do Cinema Icaraí. Em 29 de abril outra audiência foi realizada sobre o assunto.

Nenhum comentário: