terça-feira, 3 de maio de 2011

Lançamento de Guia do Parque

Cachoeiras, trilhas, rios, fauna e flora. Como chegar até estas belezas naturais no interior do Estado do Rio de Janeiro não é mais um mistério.  

Nesta sexta-feira, (29/04), o Guia de Trilhas do Parque Estadual do Desengano, foi lançado no município de Santa Maria Madalena.    

O Guia, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Ambiente, tem informações precisas e orientações para o uso adequado desse ecossistema. A publicação, com 336 páginas, em edição bilíngue, tem o objetivo de estimular o aumento do número de visitantes no Parque com 22,4 mil hectares, abrangendo áreas dos municípios de São Fidelis e Campos.

“Aqui estão pessoas apostando que esse Parque, além de preservar a biodiversidade, os recursos hídricos, é uma boa oportunidade de geração de empregos verdes e de incremento para a região, por meio do turismo e da visibilidade. A melhor defesa que temos é o bom uso desse ecossistema, por isso considero hoje um dia glorioso. Cultivamos cada semente e agora é hora de deixar florescer”, disse Carlos Minc.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, também discursou no lançamento.“Não participamos da elaboração do projeto, mas não poderia deixar de vir aqui hoje ressaltar a importância desta ação. Acredito que este Guia será um incentivo para atrair turistas para esta região. Com isso, novas pousadas serão abertas, novos restaurantes, enfim, a economia será movimentada levando desenvolvimento a estes municípios”, afirmou Felipe Peixoto.

Outros parques estaduais também ganharão seus próprios guias para estimular o ecoturismo, que é uma forma de se apropriar da natureza de maneira consciente, orientada e com desenvolvimento para as áreas de seu entorno. Os próximos parques estaduais a ganharem guias são os da Pedra Branca (Rio), da Serra da Tiririca (Niterói/Maricá) e dos Três Picos (Região Serrana).

A solenidade de lançamento do Guia contou também com a presença da presidente do Inea, Marilene Ramos, do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, do subsecretário executivo da Secretaria do Ambiente, Luiz Firmino, do prefeito de Santa Maria Madalena, Arthur Lima Garcia, da presidente do conselho municipal de turismo e representante do conselho consultivo do Parque, Magdalena Feijó Torres, do gerente-geral de operações da LLX, Romeu Rodrigues, e de representantes dos municípios de São Fidelis e Macaé, associações de moradores e hotéis da região.

Saiba mais sobre o Guia

O Guia de Trilhas do Parque Estadual do Desengano mostra localização, clima, flora, fauna, geologia e hidrologia. Também dá dicas de segurança, procedimentos em situações de emergência, recomendações de mínimo impacto para as operadoras de turismo, guias e condutores de visitantes.

Na descrição das trilhas há indicações de pontos de GPS e o perfil de inclinação da trilha, um item raramente encontrado em publicações do gênero.

A elaboração do Guia, custeado pelas empresas Anglo American e LLX, ficou a cargo da organização não governamental Instituto Terra Brasil. A assessoria técnica para sua elaboração foi de montanhistas experientes, como os guias Francesco Berardi e Claudia Bessa, do Centro Excursionista Brasileiro (CEB), o primeiro clube de montanhismo do país, fundado em 1919.

Os mil exemplares do Guia serão distribuídos para operadoras de turismo, clubes de montanhismo e prefeituras locais. Além disso, estará disponível para download, na íntegra, no site do Inea (www.inea.rj.gov.br) a partir de 3 de maio.

Nenhum comentário: