terça-feira, 3 de maio de 2011

Mostra celebra os 28 anos de fotografia de Uly Riber

O fotógrafo, ator, poeta e jornalista carioca, Uly Riber, promove exposição sobre seus 28 anos de fotografia, no Instituto Cultural Germânico, em Niterói, de 6 a 15 de maio. A mostra, batizada como “Retrospectiva – Uly Riber”, será aberta no dia 6 de maio, às 19h, e contará com fotos de belas paisagens de Niterói, nu artístico, personalidades niteroienses e grandes artistas brasileiras, como Zezé Motta, Elke Maravilha e Angela Ro Ro.

Apaixonado por Niterói, onde viveu de 1982 a 2003, entre idas e vindas pela Europa (França, Holanda e Espanha), Uly Riber revela que a exposição, que terá 50 imagens e 6 poesias de sua autoria, é uma síntese do seu trabalho ao longo de quase três décadas de carreira e marca a sua volta para a cidade sorriso (Niterói), depois de 8 anos morando em São Paulo e Itaipuaçu.

Uly Riber, 57 anos, começou a fotografar como hobby no fim de 1982 e no ano seguinte (1983) fez sua primeira exposição individual – “Uly – Trilogia de Grandes Momentos”, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em Niterói. Daí em diante, realizou mais de 100 exposições individuais, participou de 17 coletivas e 9 Salões de Arte, recebendo diversas premiações. Uly expôs, ainda, em países como: Argentina, Holanda, Uruguai, Inglaterra, Peru, Chile e foi o primeiro fotógrafo Latino-Americano a ter uma mostra no Egito – Aknaton Galery – na cidade do Cairo.

Em 1984, como parte das comemorações do aniversário de Niterói, Uly fez uma mostra reunindo grandes fotos de 30 mulheres representativas da cidade, uma de cada profissão.

Em 1989, Riber foi indicado ao premio Sharp, como o melhor fotógrafo do ano, pela capa do disco “Prova de Amor” da cantora e compositora Ângela Ro Ro, lançado pela gravadora Eldorado.

Atualmente, além da mostra “Retrospectiva”, o artista está preparando duas novas exposições individuais. Uma intitulada como “RAIZES”, com fotos coloridas em tamanhos de 3 por 2 metros, mesclando, pela primeira vez em seus trabalhos, fotografia com computação gráfica. A outra mostra trará as cartas de tarôt e terá a atriz Elke Maravilha, como modelo, representando os 21 Arcanos.

“Retrospectiva - Uly Riber  - 28 anos de fotografia”
Abertura: 06 de maio, às 19h
Visitação: de 07 a 15 de maio
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h; sábados, das 9h às 16h.
Local: Instituto Cultural Germânico - ICG
Endereço: Av. Sete de Setembro, nº 131, Icaraí, Niterói-RJ.
Telefone: (21) 2714-0879
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário: