sábado, 7 de maio de 2011

Maioria das praias não está recomendada para o banho no Rio


O boletim de balneabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgado nesta sexta-feira (06/05) indica que a maioria das praias do Rio não está recomendada para o banho neste final de semana.

Seis praias estão recomendadas: Grumari, Prainha, Recreio, Barra da Tijuca, Diabo e Leme e outras duas recomendadas com restrições: Pontal de Sernambetiba (evitar o trecho próximo à saída do Canal de Sernambetiba) e Copacabana, na qual devem ser evitados os trechos com sinais de poluição.

Não estão recomendadas as praias da Barra de Guaratiba, Joatinga, Vidigal, Quebra-Mar até Pepê, Pepino/São Conrado, Leblon, Ipanema, Arpoador, Vermelha, Urca, Botafogo e Flamengo. Na Ilha de Paquetá, todas as praias estão impróprias: Imbuca, Ribeira, Grossa, Tamoios, Catimbau, P. Castagneto, Moreninha e J. Bonifácio.

Em Niterói, estão recomendadas as praias de Piratininga, Sossego e Itacoatiara, e recomendadas com restrições as praias de Eva (evitar trechos com extravasamento de águas pluviais) e a de Camboinhas (evitar trecho próximo à saída do Canal de Itaipu).
Em caso de chuva, deve-se evitar o banho de mar por até 24 horas.
Não estão liberadas para o banho as praias de Adão, Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba e Itaipu.

Em Cabo Frio, estão recomendadas as praias do Peró e Foguete e, com restrições, a praia do Forte (evitar trechos com sinais de poluição). Não estão liberadas as praias de Siqueira, Passagem, Conchas e Palmeiras. Em Arraial do Cabo, estão recomendadas as praias do Pontal, Grande e Prainha. A praia dos Anjos está liberada com restrições (evitar trecho próximo ao canto direito) e a do Monte Alto não está recomendada para o banho.

Cinco praias estão liberadas em Araruama: Seca (lagoa), Nobres, Coqueiral, Gavião e Bananeiras. Não estão recomendadas as praias do Hospício, Areal, Centro, Pontinha, Amores, Barbudo, Iguabinha e Figueira. Em Saquarema, estão recomendadas as praias de Saquarema, Itaúna, Boqueirão e Gravatá e não foram liberadas as de Itaúna, Boqueirão e Saquarema, (todas na lagoa).

O Inea recomenda que se evite o banho de mar por até 24 horas em caso de chuvas. Os boletins de balneabilidade podem ser consultados no site do Inea (www.inea.rj.gov.br). 

Nenhum comentário: