sexta-feira, 20 de maio de 2011

Nova terapia dispensa medicação e melhora a qualidade de vida dos idosos e portadores de Alzheimer

Um biógrafo de 53 anos está trazendo uma nova perspectiva para melhorar a vida de idosos, portadores de Alzheimer, convalescentes, pessoas com limitações físicas ou mentais, etc.    

 “Após 30 anos transformando histórias de vida de pessoas não famosas em livros, descobri que este trabalho poderia gerar outros benefícios para muita gente”, explica Oscar Silbiger. 

O Projeto Revivendo, elaborado pela Vida Escrita, tem por objetivo mudar o foco no problema (ou na situação que está passando) para uma atividade colaborativa baseada na própria história de vida, com o propósito da realização de livro biográfico. 

 “Se estas pessoas forem motivadas a fazer um livro abordando as suas trajetórias, vão exercitar a memória, resgatar detalhes vividos que pareciam até perdidos para sempre e isso vai influenciar diretamente na melhoria da sua autoestima, trazendo alegria e mais energia para lidar com seus problemas cotidianos, entre outros benefícios”. 

Os resultados positivos serão surpreendentes e imediatos. Inclusive os “buracos negros”, brechas na memória que incomodam tanto e que geram muita insegurança, serão preenchidos dentro do relato original, fazendo com que a história vivida tenha completa continuidade e coerência. 

 “Ao final do trabalho, que irá durar o tempo que for necessário, será entregue um livro, produzido a partir de apenas um exemplar,  contendo um texto biográfico emocionante com imagens (fotos, documentos, etc.), podendo ser revisto sempre que alguma lembrança falhar ou tiver vontade de compartilhar com algum familiar ou amigo”, explica o biógrafo. 

Dessa forma, o livro biográfico irá tornar-se o fio condutor que trará orgulho pelo seu passado, sentimento que fará com que os problemas deixem de ser o grande protagonista de sua vida. 

 “Inclusive poderemos resgatar músicas de época para enriquecer o livro, bem como incluir depoimentos, pesquisar outras informações, enfim, temos condição de tornar o livro um material realmente especial em todos os sentidos”, conclui o Oscar Silbiger. 

O Projeto Revivendo pode ser implantando em cidades de todo o país através de Prefeituras, Secretarias de Saúde, ONGs, associações, entidades, empresas privadas, etc., ou patrocinadores particulares. E poderá envolver, inclusive, jovens carentes da região, propiciando uma atividade de inclusão social e geradora de renda que será um divisor de águas nas suas vidas. 

Maiores informações poderão ser obtidas no site da Vida Escrita www.vidaescrita.com.br ou diretamente com o biógrafo Oscar Silbiger pelo tel. (19) 9267-9766 ou e-mail oscar@vidaescrita.com.br

Nenhum comentário: