sexta-feira, 20 de maio de 2011

Biblioteca de Manguinhos oferece Oficina de Histórias em Quadrinhos

A Biblioteca Parque de Manguinhos, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura (SEC), promove no próximo sábado (21/05),das 10h ÀS 13h, mais uma edição das Oficinas Herói HQ. Elas acontecem no Espaço MM, no segundo andar da biblioteca. Nesse sábado, o artista e animador gráfico, Daniel de Oliveira Garcia, mostrará sua arte e contará histórias para a garotada.

O projeto foi iniciado em 26 de março deste ano e é destinado ao público infanto-juvenil, na faixa de 8 a 18 anos. Dentro do projeto já aconteceram sete oficinas, de contação de histórias, desenhos e histórias em quadrinhos. Através delas, os participantes aprendem a criar, implementar e publicar digitalmente suas próprias HQs.

A previsão é de que até junho tenham sido realizadas 12 oficinas em Manguinhos. Além disso, a Superintendência de Leitura e Conhecimento da SEC planeja dar continuidade às Oficinas no Espaço MM, com mais quatro delas no decorrer dos próximos 12 meses, com duração de oito semanas ,cada. A ideia é criar um modelo auto-sustentável com jovens da comunidade para que eles passem a exercer a monitoria do Espaço MM .


Espaço MM

O projeto MM tem o objetivo de proporcionar um espaço lúdico e dinâmico dentro da Biblioteca de Manguinhos e instigar os jovens a criar suas próprias histórias dentro e fora do espaço. A proposta do trabalho foi elaborada em Manguinhos, através de pesquisas feitas pelo grupo de pesquisa TEDH, da PUC RJ, patrocinadas pela Fundação MacArthur, dos EUA, sobre as formas de fabricação e socialização dos jovens na cultura. 

A sigla MM foi inspirada em uma troca entre Manguinhos e a Fundação MacArthur, que patrocina o projeto YOUmedia – um espaço inovador para jovens e novas mídias nas Bibliotecas Públicas nos EUA – e diversas pesquisas que fundamentam a conceituação do Espaço MM. Além disso, a sigla MM  faz um trocadilho com os chocolates M&M, já que a idéia do projeto é criar um local jovem de leitura e criação em novas mídias, que seja tão atraente e prazeroso como comer chocolates coloridos.

Uma equipe de voluntários, formada por designers, educadores, psicólogos, pesquisadores e jovens monitores treinados atuam no projeto. A proposta é estabelecer no futuro um modelo auto-sustentável e treinar bibliotecários e monitores jovens das próprias comunidades próximas às Bibliotecas Parque.

Segundo uma das coordenadoras do Espaço, Roberta Purper Brandão, o balanço foi positivo nas oficinas realizadas, que reuniram cerca de 60 participantes, revelando o grande potencial criativo do público infanto-juvenil que frequenta o Espaço MM, com descobertas criativas e belíssimas, além da grande produção. 
-  Cada participante consegue criar pelo menos uma página de HQ por oficina e os mais assíduos já produziram histórias de mais de cinco páginas. Incentivamos qualidade e quantidade e os ajudamos a resolver questões de coerência, norma culta, técnica, arte e design das Histórias em Quadrinho. Imprimimos as HQ na própria Biblioteca no final de cada oficina, para os jovens levarem suas produções para casa e publicamos algumas das histórias digitalmente, através do blog do nosso grupo de pesquisa – disse ela, informando ainda que o material produzido é utilizado também para pesquisas do grupo TEDH na PUC-RJ, principalmente para justificar a importância de um espaço de inclusão digital e de alargamento cultural e criativo para a população jovem no Rio de Janeiro.

Roberta esclareceu que as oficinas são um projeto piloto e as temáticas e histórias obedecem às demandas e aos interesses dos jovens. Dessa forma, o tema "herói" já foi  ampliado, explorando agora assuntos como: línguas e culturas (português, inglês e japonês), História (colonização e exploração marítima) e diversas lendas. Mas, segundo ela, os principais heróis das HQ são os próprios autores e as histórias giram em torno de seus familiares, amigos, e animais domésticos. 

De acordo ainda com a coordenadora, o objetivo é publicar e divulgar as produções na web e através de livros impressos, criando uma rede social jovem voltada especificamente para o público infanto juvenil das Bibliotecas Parque. Incentivar ainda a publicação de livros colaborativos e conectar a rede social MM às outras redes similares como as do projeto YOUmedia e o Digital Youth Network, nas Bibliotecas públicas nos EUA. 

Nenhum comentário: