segunda-feira, 16 de maio de 2011

Você sabe o que são veículos elétricos?

Por: Luiz Cláudio Benguigui

Os carros elétricos estão em destaque na mídia pelo fato de poluírem menos do que carros movidos a gasolina, tornando-os uma alternativa econômica e ambientalmente saudável. Eles estarão presentes no cotidiano de várias cidades, e mais rapidamente ainda naquelas mais preocupadas com o planejamento do tráfego urbano e com a qualidade de vida de seus cidadãos. Apesar de toda esta exposição, o consumidor ainda vive várias dúvidas e inseguranças, plenamente naturais quando se trata de aderir a uma inovação tecnológica de tamanho impacto no cotidiano dos transportes.
A questão ambiental não se preocupa somente com a poluição nas grandes cidades, mas também com o esgotamento das fontes de combustíveis fósseis e mudanças na matriz energética de nosso país. Pensar no meio ambiente no atual estágio de desenvolvimento mundial sugere evolução da frota de veículos para soluções que reduzam as emissões de gases poluentes e utilizem fontes de energia renováveis.
Fica claro ainda que a energia elétrica destes veículos custa muito menos por quilômetro rodado do que o da gasolina. Para muitos, a autonomia não se apresenta como fator limitante, pois um trajeto típico de um motorista que mora na cidade ou nas adjacências, raramente dirige mais por dia do que a autonomia destes veículos.
Nosso país está bastante atrasado se compararmos com todos os benefícios e incentivos que a Europa e Ásia têm dado aos automóveis com esta nova tecnologia. Países como a França, que popularizou o uso das bicicletas em Paris, já tem regulamentações exigindo que novas construções destinem uma tomada elétrica na garagem para cada morador. Outros como a Suécia subsidiou a aquisição de carros elétricos para a população e a instalação de postos de recarga.

•Elétricos de duas rodas saem na frente

Enquanto isso, os veículos elétricos de duas rodas são projetos muito mais simples que os dos carros e tecnologicamente mais maduros. Desta forma, permitiram grandes avanços em escala de fabricação e comercialização em diversos países da Europa e da Ásia. Chamadas de ebikes ou bikes elétricas, permitem grande agilidade e mobilidade que o trânsito nas grandes cidades exige. Hoje já são uma frota de milhões de unidades no restante do mundo.
Com propulsão de motor elétrico sem escova no interior do cubo nas rodas traseiras, são veículos compactos que reduzem os congestionamentos, a poluição sonora e do ar e, acima de tudo, com extrema economia. Com um mínimo de consumo e desgaste são úteis para trajetos de curta distância para lazer ou trabalho, e permitem uma pilotagem muito confortável e simples, além de extremamente silenciosas.
Alguns modelos das Bikes Elétricas apresentam design avançado e elegante, até similares a um Scooter, mas não são motocicletas. São mais velozes do que uma bicicleta a pedal e muito mais econômicas e menos poluentes do que as motocicletas ou ciclomotores – com motor a combustão, além de possuir todos os itens de segurança para tráfego em perímetro urbano. Os modelos denominados híbridos permitem ainda que pedais sejam utilizados como complemento ao motor elétrico.
Para acionamento do motor são utilizadas quatro baterias de 12 volts em série - 48 volts – permitindo uma autonomia de até 60 km de percurso. A recarga das baterias seladas pode ser feita em qualquer tomada elétrica regularmente utilizada para outros aparelhos, e o custo de uma recarga total é de menos de R$ 1,50. Entretanto, as baterias podem ser recarregadas a qualquer tempo. Não há necessidade de aguardar a descarga total da bateria para iniciar a recarga. Aliás, este procedimento é recomendado para maior conforto. 
Atingindo até 50 km/h de velocidade são bastante seguras. Por não estarem em contato com combustíveis, óleos e filtros, os veículos não sofrem risco de explosão ou incêndios.
Tal qual o seu celular, o painel possui marcador de energia, que informa a quantidade de carga disponível, além do velocímetro e setas de posição. Os veículos possuem farol de led para proporcionar maior autonomia para sua bateria.


Box 196 Bikes

Criada em 2003, a Box 196 se torna líder no segmento de som e acessórios rapidamente. Em 2006 amplia a gama de produtos e serviços ofertados sem abrir mão da qualidade dos serviços. Mantendo sua liderança no mercado niteroiense desde então, diversifica sua atuação preocupada com o meio ambiente e a qualidade de vida em Niterói. Agora apresenta a linha de bikes elétricas, opção econômica para o congestionado trânsito em nossa cidade, sem agredir o meio ambiente. A Box 196 Bikes é estruturada para prestar os serviços de Garantia, Assistência Técnica, Manutenção e fornecimento de peças de reposição e acessórios.
Missão
Oferecer à região de atuação produtos e acessórios para veículos econômicos que se utilizam de energia limpa, a preços justos, proporcionando melhores condições de vida no que tange à qualidade do ar, do trânsito e da poluição sonora.
Valores
Transparência e capacitação técnica.
BOX 196 BIKES 
Alameda São Boaventura, 196 -  Fonseca 
Niterói 
Fone: 2625-0919 



Nenhum comentário: