quarta-feira, 29 de junho de 2011

Audiência pública discute o destino do Zoonit


Uma audiência pública na Câmara Municipal de Niterói reuniu autoridades e representantes da sociedade civil ,na noite de ontem(28/06). No centro das discussões estava o destino da Fundação Jardim Zoológico de Niterói – Zoonit.

O vereador José Antônio Fernandez, o Zaff (PDT), autor da convocação, em parceria com Carlos Magaldi (PP), explicou que o objetivo do encontro era o de chegar a um denominador comum entre as esferas governamentais envolvidas na crise que pode culminar com o fechamento do tradicional mini-zoo, no Fonseca. O parlamentar, entretanto, lamentou a ausência de representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama: “Tivemos o cuidado de convidar pessoas que pudessem falar sobre os mais diversos ângulos do assunto. Do Ibama, foram chamados  Adilson Gil, superintendente do órgão no Rio de Janeiro e a analista ambiental Luciana Ramos. Certamente, o debate ficaria mais rico e a população de Niterói teria todas as explicações que merece”, frisou.

Por outro lado, Giselda Candiotto a diretora da Fundação Zoonit, esteve presente e argumentou que a atitude do Ibama  de fechar o zoológico é arbitrária. Para ela, a fundação passou por obras e buscou cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2004, que previa adequação e reconstrução dos recintos para os animais.

O lugar, que se tornou referência em reabilitação e reintegração de animais marinhos e silvestres ao meio ambiente, conta hoje com placas explicativas sobre as espécies, guarda-corpo entre as jaulas e visitantes e é mantido constantemente limpo. Mesmo com a reestruturação, o Ibama já retirou das dependências do Zoológico 206 animais, do plantel inicial de 570,  entre eles leões, ararajubas, jacarés e jabutis. Os que permanecem aguardam, alheios, os resultados das oito ações que correm na justiça na tentativa de impedir o fechamento do espaço.

Para Zaff, mesmo com a ausência de uma das partes envolvidas na disputa, a audiência pública cumpriu o papel a que se propunha. “Esclarecemos os presentes e já há previsão de uma audiência com a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, com pauta sobre o Zoonit. O parlamentar frisou ainda que a Câmara Municipal de Niterói está unida e lutando para que o zoológico permaneça aberto. “Prova disso, é que vereadores de diversos partidos estiveram presentes e marcaram posição apoiando a manutenção do local”, finalizou.

Nenhum comentário: