quarta-feira, 29 de junho de 2011

Orquestra Sinfônica Nacional Comemora 50 Anos De Fundação Com Série De Seis Concertos


A Orquestra Sinfônica Nacional (OSN-UFF), consolidando sua posição de destaque na cultura nacional e se apropriando da música brasileira de concerto como fonte inesgotável de conhecimento e transformação, comemora 50 anos de fundação. E para celebrar a data serão realizados seis concertos. A primeira apresentação será no dia 6 de julho, quarta-feira, às 12h30 no Teatro Municipal João Caetano, em Niterói, na abertura da Série 50 Anos OSN – UFF. No programa, composições de Carlos Gomes, Alvorada (Lo Schiavo); Edmundo Villani-Côrtes, Cinco Miniaturas Brasileiras para cordas; Dimitri Cervo, Canauê para orquestra; Francisco Braga, Episódio Sinfônico, e de Francisco Mignone, Dança da Rainha Ginga. Regência: maestro convidado Sammy Fuks. Os 300 primeiros pagantes terão desconto de 50% na compra de um ingresso, não-cumulativo.

HISTÓRIA CLÁSSICA
A 12 de Janeiro de 1961 nascia a Orquestra Sinfônica Nacional (OSN), pela assinatura do então Presidente Juscelino Kubitschek. Durante toda a década de 1960, a OSN atuou no sistema oficial de radiodifusão, seguindo o exemplo de orquestras européias como a BBC de Londres, com o objetivo de preencher uma lacuna na divulgação da música brasileira. Na Rádio MEC, a OSN desempenhou importante função social, atingindo público amplo e diversificado, gravando em seus estúdios obras de brasileiros como Villa-Lobos, Guerra-Peixe, Carlos Gomes, entre muitos outros. Em 1984, a orquestra foi integrada à estrutura da Universidade Federal Fluminense (UFF), dando continuidade ao trabalho de preservação da música brasileira.

O ano de 2009 marca o início de uma nova fase para a OSN-UFF.  Ao investir na qualidade e na maior participação de seus músicos, a orquestra inova ao optar por trabalhar com regentes convidados ao longo de toda a temporada, resgatando sua missão original de difundir a música brasileira de concerto.

O REGENTE
O maestro Sammy Fuks foi fundador e titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Zacatecas e maestro convidado da Orquestra e Coro do Estado de Aguascalientes (México). Vem atuando como regente preparador da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF com a qual se apresentou como maestro convidado na temporada de 2009. Recentemente apresentou-se como maestro convidado da Orquestra Petrobras Sinfônica. Nesta temporada, alem de apresentações com a OSN e a OPES, Sammy estreou como regente nos EUA com a Orquestra de Câmara de San Antonio, no Texas.

Sammy Fucks estudou regência com Jose Castillo (Espanha), no Instituto das Artes, na Cidade do México. Frequentou Masterclasses de regência com Günter Schuler (EUA), Daisuke Soga (Japão) e Giancarlo Guerrero (Costa Rica). Conquistou o primeiro lugar no “Concurso Nacional Jovens Flautistas” e no Concurso para Solista da Orquestra Sinfônica da Universidade de Houston (EUA). Obteve também o segundo lugar no Concurso Internacional “Myrna Brown”, da Associação Americana de Flautistas. Integrou a Orquestra Sinfônica da Radio de Frankfurt (Alemanha) e Orquestra Sinfônica de “San Antonio” (EUA).

O maestro participou também de turnê nos Estados Unidos como músico convidado da Orquestra de Câmara de Moscou. Foi solista da Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica da Escola de Musica da UFRJ e Orquestra Sinfônica Nacional da UFF. Graduou-se em flauta na Escola de Música da UFRJ e fez curso de pós-graduação no Conservatório Superior de Música de Colônia (Alemanha). Concluiu o curso de mestrado na Universidade de Houston (EUA). Atualmente integra a Orquestra Petrobras Sinfônica.

Programa
Interpretar e difundir a música brasileira de concerto está entre as prioridades da OSN-UFF. E para a retomada das atividades, em 2011, a orquestra reúne no programa de estréia, composições de Carlos Gomes, Alvorada (Lo Schiavo); Edmundo Villani-Côrtes, Cinco Miniaturas Brasileiras para cordas; Dimitri Cervo, Canauê para orquestra; Francisco Braga, Episódio Sinfônico, e de Francisco Mignone, Dança da Rainha Ginga.

Série 50 Anos OSN – UFF
Local: Teatro Municipal João Caetano.
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro, Niterói.
Dia e hora: 6 de julho, quarta-feira, às 12h30.
Ingresso: R$10,00 (R$ 5,00 para os 300 primeiros que chegarem).
Duração do espetáculo: 75 minutos
Classificação etária: livre. 

Nenhum comentário: