terça-feira, 14 de junho de 2011

Direção da Aliança Francesa de Niterói é recebida pelo embaixador da França no Brasil


Uma comitiva composta pelo comitê administrativo e pelo diretor da Aliança Francesa de Niterói foi recebida pelo embaixador da França, Yves Saint-Geours, em Brasília.   

Participaram do encontro o presidente do comitê, Rivo Gianini, o tesoureiro, Luiz Roberto Araujo, o secretário geral, Othon Moraes, e o diretor da instituição, Nicolas Duvialard. A audiência aconteceu na embaixada da França, em Brasília. Durante o encontro que reuniu outras entidades ligadas à França, foram levantadas inúmeras possibilidades de intercâmbio e futuros projetos de cooperação entre os dois países. Na ocasião, a direção e o comitê de nossa Aliança manifestaram interesse em estabelecer meios que promovam uma maior difusão da língua francesa e culturas francófonas em nossa cidade. 

O comitê relatou ao embaixador e demais autoridades presentes que a Aliança Francesa de Niterói organiza numerosas atividades artísticas na sua galeria de arte e na sua midiateca, junto aos espaços culturais municipais, e que estabeleceu laços de cooperação e amizade entre Niterói e Le Havre, na França.

A cooperação científica e universitária França-Brasil já é antiga, alicerçada em vínculos históricos e acontecimentos que marcaram a memória coletiva: missão artística e científica de 1816, criação da Academia de Belas Artes em 1826, criação da primeira escola de engenharia em Ouro Preto, em 1875, além de missões universitárias. Formalizada através de um acordo em 1967, a cooperação científica e universitária entre os dois países é marcada pelo espírito de parceria, agregando, através de convênios, grande número de instituições administrativas, instituições de ensino superior e centros de pesquisa.

Em 2009, o Ano da França no Brasil contribuiu para estreitar os laços já fortes que unem os dois países, abrindo o caminho a novas colaborações e ao desenvolvimento de novas cooperações com base na reciprocidade e benefícios mútuos.

Nenhum comentário: