segunda-feira, 27 de junho de 2011

EC anuncia indicados ao Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro

A cerimônia de premiação será no dia 29 de junho, no Theatro Municipal   

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) anunciou a lista de indicados ao Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, edição 2011. Ao todo, são 54 indicações, distribuídas em 18 categorias .  Este ano, três novas categorias foram adicionadas: Design, Festas Folclóricas e Arquitetura. Algumas receberam modificações: no lugar de Comunicação, agora existe a categoria Novas Mídias , e Música Erudita passou para Música Clássica. A categoria Registro cresceu e virou Registro e Memória. Os vencedores em cada categoria serão conhecidos em cerimônia marcada para o dia 29 de junho, no Theatro Municipal.

Em sua segunda edição, o Prêmio tem como inspiração as palavras do poema de Fernando Pessoa: “Navegar é Preciso”: navegar na variada cultura fluminense, assim como na riqueza do que se encontra na grande rede da Internet.

E a cerimônia de premiação – que será apresentada por Lúcio Mauro Filho – incluirá homenagens a Nelson Cavaquinho, Assis Valente, o Cacique de Ramos, Adelaide Chiozzo e Ferreira Gullar.  

Sobre o Prêmio

Em 2010, a SEC e o Conselho Estadual de Cultura (CEC) decidiram unificar três prêmios - Golfinho de Ouro, Estácio de Sá e Governo do Rio de Janeiro - e criar o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Quinze categorias, de cultura a moda e gastronomia, foram contempladas naquela primeira edição.

Cerca de cinco mil indicações foram feitas para o Prêmio deste ano, através do portal Cultura.rj (www.cultura.rj.gov.br), e, a partir delas, uma comissão formada por representantes da SEC e do CEC selecionou três opções para cada modalidade. Numa etapa seguinte, escolherá os vencedores em cada categoria, que serão anunciados somente no dia da premiação.

São esses os indicados em cada uma das 18 categorias:         
                                                                                 
1 – Festas Folclóricas:
2 – Design:
3 – Música Popular:
4 – Música Clássica:
5 – Empreendedorismo:
6 – Patrimônio Material:
7 – Patrimônio Imaterial:
8 – Teatro:
9 – Circo:
10 – Dança:
11 – Registro e Memória:
12 – Audiovisual:
13 – Literatura: 
14 – Novas Mídias:
15 – Artes Visuais:
16- Gastronomia:
17 - Moda:
18- Arquitetura

Nenhum comentário: