segunda-feira, 27 de junho de 2011

Helio Delmiro encerra o V Ciclo Violonistico de Niterói


Finalizando a quinta edição do Ciclo Violonistico de Niterói, Helio Delmiro se apresenta fechando a homenagem feita a Turíbio Santos nessa quarta-feira 29 de junho às 20h no Teatro Municipal de Niterói.

No ano de 1947, no Méier bairro da zona norte do Rio de Janeiro, nascia Hélio Delmiro, o menino predestinado a ser um dos grandes músicos que o Brasil produzia. Aos cinco anos ganha do irmão Juca um cavaquinho e inicia o caminho que já lhe estava traçado. Pouco depois, seu outro irmão, Carlos, um bom violonista, começa a ensinar-lhe os segredos do violão.

Enfeitiçado pela bossa-nova, dedica-se exclusivamente ao violão. Autodidata, vai apurando a sua técnica e integra o conjunto de Moacyr Silva, trabalhando em bailes e excursionando pelo Brasil. Em 1965, forma o grupo Fórmula sete, com Claudio Caribé, Márcio Montarroyos, Luizão Maia. Por essa época, freqüenta as famosas ‘jam sessions’ dominicais no Little Club, onde conhece o saxofonista Victor Assis Brasil, passando a integrar a banda deste. Intensifica assim seu gosto pelo jazz. Passa a ser requisitado pelas estrelas da época: Elizete Cardoso, Elza Soares, Miltinho, Dóris Monteiro após, fica três anos com Elis Regina, gravando com a cantora e Tom Jobim nos Estados Unidos e participa de um especial para a TV com Michel Legrand.

Em 1970 tocou com Luiz Eça e com os ‘jazzmen’ Paul Horn, Jeremy Steig, Dave Grusin e Lalo Schifrin, sendo considerado pelo último o melhor guitarrista da América do Sul. Estudou algum tempo música erudita com o propósito de desenvolver sua técnica instrumental.  Com sete discos gravados, com destaque para “Romã – Helio Delmiro in Concert” (1991), gravado ao vivo na Sala Cecília Meireles com um quarteto formado por Rique Pantója, Nico Assumpção e Carlos Bala, e para o antológico “Symbiosis” (1999) com Clare Fischer, além de incontáveis participações em gravações dos mais ilustres cantores e músicos, Helio Delmiro tem lugar perene no cenário musical brasileiro e internacional.


V Ciclo Violonistico de Niterói
Helio Delmiro
Local: Teatro Municipal de Niterói
Data: 29/06
Horário: 20h
Ingresso: R$ 20
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre
Rua XV de Novembro, 35-Centro
Tel: 2620-1624

Nenhum comentário: