quinta-feira, 30 de junho de 2011

Niterói festeja o dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores

As comemorações em homenagem ao dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, tiveram início ainda na madrugada desta quarta-feira, 29/06, em Jurujuba - Niterói, com a alvorada festiva, salva de 21 tiros, e santa missa realizada na Paróquia do bairro. A festividade vai até domingo, dia 03/07.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, e o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Marco Botelho, participaram, ao lado dos devotos e pescadores, do início do evento. Durante toda manhã assistiam a duas missas, uma no Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Saperj) e outra na Paróquia de Jurujuba celebrada pelo bispo auxiliar de Niterói, Dom Roberto Francisco.

“É com muita alegria que participamos dessa festa tão tradicional dos pescadores. Eles formam uma classe que precisa de muito investimento e apoio; e isso está sendo feito pela nossa secretaria, com total apoio do governador Sérgio Cabral. Estamos trabalhando para um desenvolvimento cada vez maior do setor”, disse Felipe Peixoto.

Após a celebração foi realizada procissão que deu início a uma barqueata em direção a Urca, com presença de centenas de pessoas e finalizou no Saperj, na Ilha da Conceição. Participaram, junto com o secretário Felipe Peixoto, o superintendente estadual do Rio de Janeiro do Ministério da Pesca e Aquicultura, Jayme Tavares, o subsecretário de Pesca de Niterói, Atílio Guglielmo e o secretário executivo do Conselho Nacional de Pesca e Aqüicultura, comandante Flávio Leme.

Na parte da tarde, o secretário reuniu convidados para um almoço no Mercado de Peixe. Entre os presentes estiveram o secretário estadual do Trabalho, Sérgio Zveiter, o subsecretário de Estado de Governo da Região Metropolitana, Alexandre Felipe, o vice-prefeito de Niterói, José Vicente, e representantes do Ministério da Pesca, do Saperj e de colônias de pescadores da região.

A festa acontece sempre na praia de Jurujuba, e este ano conta com um stand da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional. No local, há uma exposição de artesanato, aquário com peixes coloridos e seus técnicos estão presentes para explicar os projetos do Instituto aos visitantes que solicitarem.

A Fiperj também realiza um trabalho voltado para o público infantil. Com o tema “Conscientizando para conservar o ambiente marinho”, as crianças podem se divertir e aprender com atividades lúdicas.

A festa tem o apoio da Prefeitura de Niterói, Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional, de Trabalho e de Governo e é uma promoção das colônias de pesca de Niterói e do Saperj.


Sobre a Festa de São Pedro

A tradicional festa de São Pedro é realizada há quase cem anos na cidade, e reúne em todas as edições cerca de 50 mil pessoas. A comemoração é marcada por rituais religiosos, incluindo uma missa celebrada pelo arcebispo de Niterói. O evento conta com uma procissão terrestre até o ancoradouro de Jurujuba, uma procissão marítima e o percurso passa pela Baía de Guanabara, praias de Jurujuba, Charitas, São Francisco, Icaraí, Boa Viagem e Urca. 

Nenhum comentário: