quarta-feira, 22 de junho de 2011

Pescadores de Niterói fazem festa para São Pedro


Procissão terrestre e marítima, shows, barraquinhas e brincadeiras fazem parte da programação    

O Governo do Estado do Rio, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, apoia a Festa do Padroeiro dos Pescadores em Jurujuba, dos dias 29 de junho a 03 de julho, e a 91ª Festa de Itaipu, de 8 a 10 de julho, ambas realizadas no município de Niterói.    

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, eventos como estes são especiais.  

“Com a barqueata, realizada no dia de São Pedro, o pescador, além de homenagear seu padroeiro, também chama a atenção para a importância de sua profissão. Por isso, convidei o ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, para participar das comemorações deste dia em Niterói. Queremos debater o setor junto com toda a sociedade. Milhares de famílias têm o seu sustento na pesca. Este ramo é fundamental para nossa economia”, acredita Felipe Peixoto.   

Luiz Sérgio fará sua primeira visita a Niterói como ministro da Pesca. Ele e Felipe Peixoto participarão juntos da Missa às 8h, na Paróquia de Jurujuba, às 9h seguirão na Procissão Terrestre e Marítima. Às 12h almoçarão com os pescadores no Mercado São Pedro.   

As festas dos pescadores de Jurujuba e Itaipu se completam com shows, barraquinhas de comidas típicas, intervenções culturais e recreação com a intenção de resgatar a tradição das festas juninas. 
No stand da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional, haverá exposição de artesanato. No local, haverá um aquário com peixes coloridos e contará com seus técnicos que vão explicar os projetos do Instituto aos visitantes que solicitarem.   

A Fiperj também irá realizar um trabalho voltado para o público infantil. Com o tema “Conscientizando para conservar o ambiente marinho”, as crianças poderão se divertir e aprender com atividades como: “Pintura Lúdica Corporal”, com figuras de peixes; “Alimentando a Rede do Pescador”, com pintura em papel em formato de peixe que posteriormente será colocado em uma rede de pescador que terá estendida no estande; “Vara de Pescar”, na qual a criança desenha um peixinho de papel e pendura em uma varinha de pescar; “Reconstruindo o Fundo do Mar”, que consiste na colagem com uso de sucatas para reconstruir, no papel, o ambiente marinho.   

As Festas também têm o apoio da Prefeitura de Niterói, Secretaria de Governo, através da Subsecretaria da Região Metropolitana, e são uma promoção das colônias de pesca de Niterói e do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Saperj).  

Festa Do Padroeiro Dos Pescadores / Jurujuba - Niterói – RJ  

Programação

Dia 29 De Junho - Dia Do Padroeiro  

5:00 h -  Alvorada Festiva - salva de 21 tiros - JURUJUBA
6:00 h -  Santa Missa  - JURUJUBA
8:00 h - Santa Missa – SAPERJ
9:00 h - Saída da Barqueata  procissão de São Pedro (da Ilha da Conceição até a Urca) – SAPERJ
9:00 h - Santa Missa celebrada pelo Arcebispo de Niterói Dom Alano Maria Pena - Benção das Chaves) – JURUJUBA
10:00 h - Procissão Terrestre e Marítma quando será carregada a imagem do santo padroeiro, a pé até o ancoradouro de Jurujuba, de  onde partirá a tradicional procissão marítima com barcos ornamentados, liderados por uma embarcação com a imagem de São Pedro - JURUJUBA
15:00 h -  Benção - JURUJUBA
16:00 h - Show Cultural e Recreação - JURUJUBA
19:30h - Santa Missa- JURUJUBA
21:00h -  Louvor - JURUJUBA
23:00h -  Queima do quadro de São Pedro - JURUJUBA

De 30 de junho a 03 de julho 

Shows, barraquinhas com comidas típicas, brincadeiras e queima de fogos
JURUJUBA – De 29 de junho a 03 de julho – Praia de Jurujuba – Niterói  – RJSAPERJ – DIA  29 de junho – Rua Eng. Fábio Goulart, 605 – Ilha da Conceição– Niterói - RJ

91ª FESTA DE ITAIPU  

Programação  

Dia 08 de julho   
18:00h – Abertura da Festa

De 08 a 10 de julho -  Atrações: Estandes com exposições da cultura pesqueira da Colônia Z-7, exposição de artistas plásticos, barracas com comidas típicas, eventos musicais e culturais.

De 08, 09  e 10 de julho  de 2011 – Praia de Itaipu – Niterói  – RJ

Nenhum comentário: