segunda-feira, 11 de julho de 2011

COMRUA representará Niterói no maior Festival de Dança do mundo


A COMRUA acaba de fechar patrocínio exclusivo com a Prefeitura de Niterói e Fundação de Arte de Niterói para participar do Festival de Dança de Joinville que acontecerá de 20 a 30 de Julho, considerado o Maior festival do mundo segundo o Guiness Book.

O Festival Internacional de Dança de Joinville escolheu uma companhia que chegou não apenas para dar recursos, mas para se envolver, que veste a camiseta, e que além de dar a mão, também dá o coração. 

E este é, com certeza, Niteroiense!

A HISTÓRIA

A COMRUA (Companhia de Dança de Rua de Niterói) foi criada em 26 de outubro de 1998, como grupo sem fins lucrativos com o objetivo de levar cultura de Niterói para o mundo.

A COMRUA tem ampliado significativamente o horizonte da área de apresentações, constituindo-se hoje em uma das companhias de dança mais importantes no Estado do Rio de Janeiro. Levando em sua história mais de 2300 apresentações realizadas, os espetáculos da companhia já foram premiados 55 vezes, avaliados por mais de 320 críticos especializados no meio artístico.

O grande desafio da COMRUA de conquistar o público foi bravamente cumprido, buscando métodos coreográficos de qualidade, mantendo as características, o carisma, o sotaque, o jeito de ser da gente de sua terra.

A Companhia participa de projetos educacionais infantis e faz sucesso com a criançada. A Arte e Cultura são, sem dúvida, indispensáveis para o desenvolvimento social da juventude de qualquer país. Consciente desse fato, a COMRUA vem dando forte apoio e incentivo a projetos que desenvolvem atividades culturais.


O FESTIVAL

De 20 a 30 de julho, cerca de 5 mil bailarinos, coreógrafos, professores e pesquisadores da dança se reúnem em Joinville para uma extensa programação artística e didática, colocando a cidade e Santa Catarina sob os holofotes do mundo da dança.

Clássico, contemporâneo, hip hop, jazz, sapateado, danças populares. Nas ruas, nos palcos convencionais ou em espaços alternativos, o 29º Festival de Dança de Joinville apresenta de 20 a 30 de julho um mosaico do que se produz e se ensina em dança, em suas mais variadas vertentes, no País e no exterior. 

São 11 dias de programação intensa, que inclui desde grandes espetáculos com companhias nacionais e internacionais, até cursos, oficinas, e workshops coreográficos, passando por apresentações e atividades gratuitas para a comunidade e uma mostra competitiva reunindo escolas e grupos de dança amadores de todo o País e do exterior. 

A expectativa é reunir cerca de 5 mil participantes, proporcionando mais de 220 horas de espetáculos – dos quais pelo menos 170 horas gratuitas. Ao longo de 28 anos ininterruptos de realização, cerca de 105 mil participantes subiram aos palcos do Festival, fizeram sua história e contribuíram para que ele se consagrasse o maior do mundo em número de participantes, segundo o Guiness Book. O Festival também foi o trampolim inicial para a carreira de muitos jovens que vieram a se destacar no cenário da dança nacional e mundial. 

As atrações gratuitas, abertas à comunidade local também foram ampliadas e consolidadas. Hoje, além dos tradicionais Palcos Abertos, há o projeto Dança Comunidade (que chega à sétima edição), o Visitando os Bastidores, a Rua da Dança e a Feira da Sapatilha, um verdadeiro ponto de encontro entre os participantes do Festival e os moradores de Joinville e região.

Paralelo a isto, o Festival de Dança é permeado de grandes 
espetáculos, encenados por expoentes da dança no País e do exterior, nas Noites Especiais de Abertura e Gala e na Mostra Contemporânea de Dança. 

O FESTIVAL EM NÚMEROS

1. Período do evento: 11 dias – 20 a 30 de julho de 2011
2. Total de participantes: cerca de 5 mil, entre estudantes e profissionais da dança
3. Vagas em Cursos e Oficinas, Seminários de Dança e Workshops Coreográficos: 2.680
4. Coreografias inscritas em todo país: 2.094
5. Horas de espetáculos (previsão): pelo menos 220 horas
6. Feira da Sapatilha: 70 expositores em 4 mil metros quadrados
7. Público no Centreventos Cau Hansen: 47,3 mil pessoas
8. Público no Teatro Juarez Machado: 3.700 pessoas
9. Público total estimado: 400 mil pessoas

COMRUA NO FESTIVAL EM 2010

Período no evento: 7 dias – 25 a 31 de julho de 2010
Total de participantes: 15 
Espetáculo aprovado: MIXSHAKE e TOM
Apresentações: 23 
Público total em apresentações do comrua: 80 mil pessoas 

AGENDA COMRUA NO FESTIVAL EM 2011

Período no evento: 10 dias – 20 a 30 de julho de 2011
Total de participantes: 20
Espetáculos aprovados: MIXSHAKE E TOM
Apresentações: 40 (Shoppings, praças, hospitais, empresas, teatros e centros de convenções)
Público total estimado em apresentações do comrua: 130 m

Nenhum comentário: