quinta-feira, 7 de julho de 2011

Orientação Vocacional: a escrita pode indicar seu sucesso profissional

A forma particular que um indivíduo dá a determinada letra do alfabeto tem origem em diversos fatores físicos e emocionais. Por isso, cada pessoa tem seu estilo de escrita e, diante de uma mesma tarefa, irá organizar a situação a seu modo.

Mapear o perfil de uma pessoa pela sua letra significa saber como ela é e ter um razoável prognóstico de suas formas de agir, pensar e sentir, visando aliar ao local de trabalho o alcance de resultados e, assim, colocar em prática seus talentos e qualidades de forma mais eficaz.

Neste sentido, sua análise nos permitirá observar suas habilidades e competências, buscando identificar em qual profissão ela poderá ter mais sucesso. Segue a redação de uma estudante de Direito, insatisfeita com o curso.



Introspectiva em relação ao presente e futuro, comporta-se de forma reservada e séria, com dificuldades em confiar nas pessoas e ser direta com críticas. Defensiva e conservadora, necessita de aprovação alheia e, pode, no decorrer, sentir dificuldades em lidar com seus pontos fracos.

Disciplinada e observadora, lida bem com regras e autoridades, procurando seguir as ordens para que nada fuja do controle. Responsável e sistemática, trabalha com organização e planejamento, refletindo antes de partir para ação.

Detalhista e com boa concentração, cumpre seus compromissos e trabalha com consistência, preferindo atividades que sigam agenda pré-estabelecida e atividades rotineiras, denotando, assim, escassa criatividade.

É produtiva e trabalhadora, podendo fazer várias coisas ao mesmo tempo. Tem bom potencial de energia e sabe aproveitar as oportunidades que surgem, mostrando-se capaz de organizar fatos e operações com antecedência, mas em ritmo moderado. Valoriza as atividades previamente organizadas, com estruturas e horários, evitando as de risco e desafios. Confia em suas experiências pessoais e as decisões são baseadas em referências pessoais.

Pragmática e realista, opta por trabalhos que lhe tragam segurança e estabilidade. Com foco na tarefa, trabalha melhor em situações onde tenha que seguir procedimentos e normas, já que demonstra pouca flexibilidade e jogo de cintura para lidar com situações imprevistas.

Levando em conta estas características, concluimos que esta estudante poderá encontrar maior- satisfação e interesse em funções administrativas e de controle, ou seja, carreiras em que possa colocar em prática sua concentração, análise lógica e habilidade para organizar e planejar.. Para o seu sucesso profissional, atuará com maior eficácia em campos que requeiram disciplina, método, atenção e reflexão.

Luciana Boschi: Membro efetivo da SOBRAG (www.sobrag.com.br) com título oficial de Grafóloga . Especialização em Grafologia; MBA em Marketing - UFF; MBA em Administração Gerencial - UFF; Qualificada DISC® - Avaliação Comportamental; Qualificada MBTI®; Autora dos livros: "Grafologia e Competências - identificando talentos através da escrita!" e "A Personalidade através da Escrita"; Palestrante de Grafologia nos seguintes eventos: II Encontro de Recrutamento e Seleção de profissionais de RH (RJ/2009); IV Corp Events: Congresso de Recursos Humanos (RJ/2008); Congresso Bras. de Desenvolvimento Humano (Fortaleza/2007); 1º Congresso de RH do Leste Fluminense (RJ/2004); Sócia-diretora da Dom Graphein Soluções em Grafologia e RH ( www.domgraphein.com).

Nenhum comentário: