terça-feira, 16 de agosto de 2011

Ópera de graça na Praia de Icaraí


Em ocasião do Ano da Itália no Brasil, o Festival Palco Itália Itinerante  promoverá a circulação de espetáculos gratuitos do Gruppo Amarcord, Companhia Italiana de Teatro e Ópera, em cidades do interior de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, percorrendo as rotas da imigração italiana nestes estados. Em Niterói, o palco será montado na Praia de Icaraí, no dia 20 de agosto, a partir das 20h e a abertura terá apresentação do Ex- cêntricos, coral formado por ex-alunos do Centro Educacional de Niterói, sob a regência de Luiz Carlos Pessanha.

Desde sua fundação no ano 2000, o Gruppo encontrou enorme sucesso de público e crítica na Itália e em diversos países do mundo. Com uma formação inusitada para a lírica, tendo Giuliano Brusiani (bateria), Andrea Terenziani (baixo), Claudio Mattioli (teclado e acordeon), Gentjan Llukaci (violino), a soprano Susie Georgiadis, o tenor Massimiliano Barbolini e intervenções cênicas da atriz Barbara Zanasi, o Gruppo Amarcord mostra um espetáculo composto por árias de óperas de Verdi, Rossini, Pucini, Mascagni e Donizetti e canções tradicionais italianas de Di Cannio, De Curtis, Di Capua, além de composições de Vittorio Monti e do próprio maestro Claudio Mattioli.

Com um emocionante encontro entre o clássico e o moderno, o Gruppo Amarcord faz da ópera uma experiência dinâmica com a fusão da comédia e do melodrama. O grupo italiano construiu uma nova linguagem através da qual ‘comunica a música’. Tal linguagem trabalha desde a produção musical, a organização e interpretação em cena, com uma diferente e moderna leitura dos ‘libretos’. Nasce, assim, o ‘Cabaret Lírico’ ou ‘Ópera Comédia’, com a seleção de algumas das mais conhecidas árias de óperas e canções tradicionais da Itália, em um formato diferente, com direção e cenário originais.

CORAL EX-CÊNTRICO

Conta com 18 integrantes, já se apresentou na Capela da PUC (SP), no Festival Brasil-Alemanha (Coro residente da classe do Professor Martin Schmidt), no Teatro Municipal de Niterói, nas Igrejas São Judas Tadeu, Matriz de Santo Antônio (Maricá), Matriz de São Lourenço, entre outros.

No repertório, conta com obras dos mais diversos compositores, entre eles: Orlando di Lasso, Pierre Passereau, Jacob Arcadelt, Johann Sebastian Bach, Félix Mendelssohn, Noel Rosa, Luiz Bonfá, Sergio March e James Taylor.

LUIZ CARLOS F. PEÇANHA 

Luiz Carlos Franco Peçanha iniciou-se na música como cantor no Coral Juvenil do Centro Educacional de Niterói (CEN) sob direção do Professor e Maestro Ermano Soares de Sá. Com o Coral do CEN, realizou inúmeros concertos, onde se destacam: I Encuentro com el Canto de

O espetáculo é uma realização da Associação Ítalo Brasileira ACIBRA/MG, Comitê de Imigração Italiana COMITES/MG, Associação Ponte entre Culturas/MG, Prefeitura de Niterói, Secretaria Municipal de Cultura de Niterói, Fundação de Arte de Niterói e Ministério da Cultura - Governo Federal. Com apoio institucional do Istituto Italiano di Cultura – Rio de Janeiro , Associazione Lucchesi nel Mondo – Rio de Janeiro patrocínio da Associação Cultural Lombarda, Caixa Econômica Federal, CCR – Ponte S.A., FIAT Automóveis, OMR Componentes Automotivos e Rima Industrial.

Palco Itália Itinerante – Gruppo Amarcord
Data: 20 de agosto, sábado
Horário: 21h
Gratuito
Local: Praia de Icaraí
Próximo a Praça Getúlio Vargas

Nenhum comentário: