terça-feira, 16 de agosto de 2011

Secretário de Estado vai viabilizar a aquicultura em Carapebus


O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, esteve nesta segunda-feira (15/08) no município de Carapebus e se encontrou com o prefeito Amaro Fernandes e autoridades locais. Durante a visita, Peixoto se comprometeu a auxiliar os produtores rurais na legalização de tanques para a atividade de aquicultura dentro dos assentamentos rurais.

O secretário encaminhará os técnicos da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) para realizar a demarcação dos tanques e interceder junto ao Inea para a liberação das licenças ambientais. A Fiperj também será responsável por emitir a Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP) entre as famílias rurais cadastradas no projeto.

Em Campos, Felipe Peixoto encontra novo reitor da Uenf

Felipe Peixoto esteve também em Campos para conhecer o novo reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Silvério de Paiva Freitas, e reafirmar o interesse em estabelecer um convênio de cooperação técnica e científica entre a instituição e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca.

Para o secretário de Estado, a parceria vai permitir à Secretaria elaborar estudos e projetos voltados para o desenvolvimento sustentável do interior do Estado, principalmente as regiões Norte e Noroeste Fluminense.

A expectativa é produzir um Plano Estratégico Territorial como o que está sendo feito para os municípios do Leste Fluminense. O trabalho visa minimizar os impactos causados pelos investimentos no setor de petróleo na região e por novos empreendimentos como Porto do Açu e a zona industrial de Barra do Furado.

Além disso, a Uenf possui em parceria com a Fiperj um centro de pesquisa em aquicultura que o secretário pretende reativar.

Nenhum comentário: