quinta-feira, 20 de outubro de 2011

AFR realiza "8ª Jornada Científica de Reabilitação"


A AFR realiza, entre os dias 27 e 29/10, na Uni LaSalle (Rua Gastão Gonçalves, 79, Santa Rosa - Niterói) a "8ª Jornada Científica de Reabilitação". O Tema deste ano é “Neurociência e Reabilitação”.

Serão aproximadamente 20 palestras e mesas redondas, entre os dias 28 e 29, abordando o assunto, sob os mais variados pontos de vista (segue programação anexa). Na abertura do evento (dia 27), ocorrerá o lançamento do livro “Reabilitando Vidas – Um Histórico da AFR”, de autoria da Professora e Doutora Leila Maria Alonso Gomes, que acontece no dia 27/10, a partir das 20h, na Sala de Convenções da Unilasalle.

Neste livro estão narrados a fundação e os primeiros 50 anos da Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), uma instituição filantrópica reconhecida de utilidade pública, que atua na melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e adultos com necessidades específicas.

Foi baseado em pesquisas, através de transcrições e interpretações de documentos e entrevistas com pessoas fundamentais para a construção da Instituição.

Leila Maria Alonso Gomes é membro da Diretoria da AFR, Mestre em Serviço Social e Doutora em Política Social. Nascida em Niterói, foi professora na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) e integrou o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Também é autora do livro: “Proteção Social no Estado do Rio de Janeiro” 1945/1964 Niterói. EDUFF, 1997.

Na AFR centenas de funcionários, estagiários e voluntários atendem cerca de 2.000 pacientes em tratamento gratuito, dos quais 700 são crianças com comprometimento neurológico, gerando uma média de 25 mil atendimentos mensais, abrangendo mais de 30 municípios do Estado do Rio de Janeiro. 



Nenhum comentário: