segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A arte discutindo a realidade


A Cena Debate Homem Bicho Homem Livre, A cidade concreta e A cidade que sonha nasceu em 2010.
Idealizada a partir de uma pesquisa realizada por José Geraldo Demezio, ator e diretor teatral, vem sendo apresentada em escolas públicas e instituições como SESC São Gonçalo e Centro Cultural da Justiça Federal, e tem obtido ótimo retorno de público. 

Com algumas inovações, agrega à sua concepção um novo conceito, denominado por seu idealizador de “Encontro Luminoso”. Esta particularidade, ainda pouco utilizada no cenário cultural, propõe a captura de profissionais recém formados no mercado e do aperfeiçoamento dos mesmos por outros já reconhecidos.
O projeto, ainda em fase de captação de recursos para a criação definitiva do espetáculo Homem Bicho, que terá uma hora e vinte minutos de duração e será lançado em 2012, é resultado de uma estratégia criada pela gestora cultural Karla Martins, da Oficina Social Produções Artísticas. 

Através de um formato pocket do espetáculo (a cena tem duração de 20 minutos), acompanhada de um debate e uma palestra, a Cena Debate vem construindo seu espaço e destaque no mercado, e se revelando como uma ótima estratégia para a captação e concretização do formato final.  

Homem Bicho Homem Livre – A cidade concreta e a cidade que sonha aborda temas contemporâneos e relevantes da sociedade moderna buscando valorizar as particularidades emotivas do homem em meio à concretude das cidades 

Em cena, dois personagens instigam a plateia, através de um texto apurado e rico em metáforas, a buscarem reflexões sobre seus atos enquanto seres humanos. Isso faz com que os espectadores confrontem suas emoções com a realidade ao seu redor. 

Através de um rico material artístico e intelectual, é possível se envolver com temas como: direitos humanos, proteção aos animais, consumo consciente, urbanização desordenada das cidades, liberdade, entre outros. Estas discussões, que pretendem ir muito além do entretenimento, traçam um paralelo entre a desilusão e a esperança, comuns na contemporaneidade; e um dos questionamentos do homem: transitar entre o ser racional e o ser irracional. 

Após a cena, com duração de vinte minutos, um especialista realiza uma palestra sobre algum tema citado no texto e em seguida é aberto um debate onde se estabelece à interlocução entre o espetáculo e o público.
Esse envolvimento permite que o espectador se transforme em um ator social em potencial, e incentiva o ato da teatralização da realidade. As idéias expostas ainda permitem que o ato teatral se associe ao ato político, na melhor acepção da palavra. 

No elenco, os atores José Geraldo Demézio e João Mandarino dividem o palco. Na cenografia Jan Mado com supervisão de Daniele Geammal materializam o conceito proposto. A trilha sonora é composta por Rafael Barbosa. O texto teatral foi escrito por José Geraldo Demézio e Ana Carolina Santa Rita. A coordenação do projeto é de Karla Martins e a produção executiva de André Roman. 

Esta versão pocket já foi apresentada no Fórum Internacional Rio Cidade Criativa (out/2010), no Centro Cultural da Justiça Federal (jun/2011), Secretaria do Meio Ambiente de Barra do Piraí (jun/2011), SESC RJ (ago/2011), e foram marcadas pela ótima receptividade e participação do público.

Homem Bicho Homem Livre – A cidade concreta e a cidade que sonha
Data: 10 de novembro (única apresentação)
Horário: 20h00min
Local: SESC Niterói (Rua Padre Anchieta, 56 – Centro – Niterói).






Nenhum comentário: