terça-feira, 25 de outubro de 2011

Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto no Campo de São Bento

Show, com patrocínio da Petrobrás através da lei de renuncia fiscal do governo federal (Lei Rouanet), no dia 29 de outubro, no Coreto do Campo de São Bento, às 11h, O projeto Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto objetiva perpetuar a tradição musical de uma banda com quase 200 anos, difundindo no Brasil esse fabuloso conjunto musical, portador da legitima autenticidade folclórica. O evento será gratuito, possibilitando a população o contato com este patrimônio da cultura tradicional nordestina.

Sobre o grupo:
Descendentes dos índios Cariri os Anicetos não são apenas músicos, são atores que desempenham uma performance única onde cada um se utiliza de passos matreiros e intuitivos, amparados pelos modelos ancestrais de dançar e imitar animais. Essa performance evolui em danças e coreografias particulares diferenciado-a de qualquer outra banda. Quase um ritual secular que exterioriza em seus espetáculos a força da tradição cultural nordestina. É também colocada em evidência nas suas apresentações repletas de pantomimas e acrobacias a habilidade no manejo de instrumentos cortantes (facão) manipulado vertiginosamente criando no espectador um estado de tensão comum em espetáculos circenses, onde dois músicos se digladiam interpretando galos de briga onde os facões fazem o papel de esporões, coreografia intitulada por eles de “briga de galo”. Em suma encaramos esse projeto como a oportunidade de estarmos registrando parte da historia de nosso país ou nossa própria historia.

Uma Banda Cabaçal é um conjunto musical que pode ser definido como rústico e simples. Em geral é constituída de instrumentos de percussão é sopro, dois pifes (pífanos, flautas rústicas de madeira), um zabumba e uma “caixa”. A origem da denominação “banda cabaçal” vem do fato de que, antigamente, os tambores (zabumbas, caixas ou taróis) eram confeccionados com pele de bode ou carneiro estiradas sobre cabaças secas.

Circulação da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto
Data: 29 de outubro
Horário: 11h
GRATUITO
Local: Coreto do Campo de São Bento
End: Rua Gavião Peixoto, s/nº, Icaraí, Niterói


Nenhum comentário: