terça-feira, 1 de novembro de 2011

Carnavalesco Alexandre Louzada revela um pouco sobre as fantasias da Viradouro

A Unidos do Viradouro, que em 2012 contará o enredo "A vida com ela é, bonitinha mas ordinária... Assim falou Nelson Rodrigues", realizará no próximo sábado, a partir das 21h, a sua festa de protótipos. Na ocasião, de acordo com Júnior Barata, assistente do carnavalesco Alexandre Louzada, serão apresentadas 29 fantasias - incluindo as alas de compositores, crianças, velha guarda, entre outros segmentos - confeccionadas pelo aderecista Rogério Azevedo. Grandes, luxuosas, multicoloridas, criativas e feitas com materiais inusitados, as roupas, segundo o carnavalesco, farão jus ao nome da Vermelha-e branca de Niterói. 

O carnaval da agremiação começará com uma amostragem geral do enredo, com base nas famosas frases de Nelson Rodrigues. De cara, logo após o 1º casal de mestre-sala e porta-bandeira, estará uma ala coreografada, o pierrô suburbano. As baianas também estarão no início do desfile e representarão o mais importante instrumento de trabalho do homenageado, a máquina de escrever.


Para Alexandre Louzada, o desfile será diferente dos já feitos pela escola. Será irreverente, graças, em parte, aos muitos personagens que protagonizaram as crônicas de Nelson: "Nele estarão as gordas fofoqueiras, viúvas tristes, solteiras ressentidas, noivas, meretrizes, amantes e esposas. Algumas vezes, vale salientar, elas serão lembradas em fantasias de duplo sentido como a da dona de casa que, por exemplo, costura pra fora", brinca o carnavalesco.


Já no 2º setor será abordado 'O sobrenatural de Almeida', outra ideia de Nelson, responsável por fatos sem explicação no futebol. A resenha esportiva 'A Cabra Vadia', bem como várias crônicas acerca de sua paixão pelo esporte, será recordada neste momento, que contará ainda com Fla-Flus memoráveis e Maracanã lotado, além do canarinho de nossa seleção, dos cartolas do futebol e, claro, do juiz ladrão. Este último, aliás, ganhará destaque na Viradouro: "A fantasia dos ritmistas simbolizará o xingamento ao juiz. E será de fácil leitura", comenta Alexandre.  


Quanto às peças que tanto inebriaram o público nos teatros, Louzada informa que estarão no 3º setor. 'A serpente' - a última escrita por Nelson -, 'Vestido de noiva' - um marco na história da dramaturgia nacional -, 'Viúva, porém honesta' - encenada pela 1ª vez em 57, por Jece valadão, cunhado do autor -, 'A falecida' - a 1ª tragédia carioca -, entre outras, marcarão as alas.


Por fim, o 4º e último setor será uma síntese do pensamento da Viradouro sobre o homenageado, intitulado como anjo, conforme explica Louzada: "Prestaremos um tributo ao anjo escritor, ao anjo pornográfico, ao anjo jornalista, ao anjo teatrólogo e, claro, ao anjo que abençoará o desfile da escola", diz o carnavalesco, salientando as contribuições de Junior Barata, primordial inclusive na criação do enredo, e de André Rodrigues no que tange aos figurinos.  



Nenhum comentário: