terça-feira, 22 de novembro de 2011

Comemoração dupla no Niterói Encontro com América do Sul

O aniversário de 129 anos da cidade argentina La Plata animou o fim de semana no Niterói Encontro com América do Sul. As bandas platenses El Engrupe e Rojas La Semilla representaram a cidade com duas horas de espetáculo e um animado “Parabéns pra você” vindo da plateia.

O primeiro grupo, o trio feminino Rojas La Semilla, ou Sementes vermelhas, como explicaram, optou por um repertório de canções típicas do folclore portenho e composições próprias. Para o grupo, a grande presença do público e a receptividade da platéia marcaram uma bela estreia em terras brasileiras.

- O público está sendo muito respeitoso, nos acompanha nas músicas e interage . Nunca havíamos tocado para tantas pessoas como havia no Teatro Municipal – orgulhou-se a pianista Victoria García.

Já para a percussionista Verónica Sarrió, a oportunidade de participar do Niterói Encontro com América do Sul e homenagear a cidade onde fundaram o trio em 2008, foi única.

- Dificilmente teriamos a oportunidade de participar dos festejos do aniversário em La Plata. Geralmente escolhem bandas de rock. Estamos muito felizes de participar do Encontro,  celebrar nossa cidade e homenagear nossa cultura – explicou Verónica.

Em seguida, foi a vez do grupo El Engrupe encantar a plateia com  repertório recheado de tango, milonga, murga, candombe, rock reggae, cumbia e  samba, tendo como referências Noel Rosa e Cartola.

- Estudamos maracatu, samba e outros ritmos brasileiros para aprimorar nossa percussão.  Reunimos diferentes personalidades e ritmos em nosso grupo, tendo lugar também para a música brasileira – explicou o percurssionista Juan Zabala.

A diversidade do grupo é contada pelo guitarrista Hernán Figueroa, que lembra um pouco da história da formação de La Plata.

- A cidade é formada por imigrantes e isso reflete-se no som que fazemos- afirmou.

Sobre a experiência de participarem do Niterói Encontro com América do Sul, o grupo foi categórico.

- Estamos adorando participar do Encontro e de todo este processo rico de troca e aprendizado que ele proporciona- declarou o banderón Bruno Pianzola.

Nenhum comentário: