terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dia da Consciência Negra é celebrado no Niterói Encontro com América do Sul


Cerca de 30 mil pessoas assistiram aos shows de Susana Baca e Milton Nascimento, domingo, na Praia de Icaraí. As apresentações fazem parte da programação do Niterói Encontro com América do Sul e marcaram a comemoração do Dia da Consciência Negra.

- Todos os governantes da América Latina lutaram para que esta data fosse possível. O dia de Zumbi é comemorado em todo o continente e estou muito feliz em representar o presidente peruano, Ollanta Humala, e toda a cultura de nosso povo – explicou a cantora (e também Ministra de Cultura do Peru), Susana Baca.

Com uma apresentação dançante e repleta de ritmos afro-peruanos, Susana conquistou a platéia.

- Fico muito feliz do jeito como fui recebida pelo público. Vocês brasileiros são muito carinhosos e me senti protegida diante de todos. Gosto de como são ritmados, mesmo que não saibam as letras, cantam de forma muito bela – elogiou a cantora.

Em seguida, foi a vez de Milton Nascimento subir ao palco. Com sucessos como “Bola de Meia, Bola de Gude”, “Caçador de Mim” e “Maria, Maria”, o cantor agitou a multidão, que fez coro a cada canção.

Uma das surpresas preparadas por Milton estava no repertório. E quando entoou Clube da Esquina, sucesso do disco de mesmo nome em 1972, o músico aproveitou para relembrar a sua passagem pela cidade de Niterói.

- Esta música eu compus em um dia que meus pais vieram me visitar na casa que alugamos em Piratininga. Olhei para a lagoa quando me despedi deles e me inspirei – recordou Milton.

Juntos, Milton nascimento e Susaba Baca cantaram Volver los 17. Sobre a participação e a oportunidade do intercâmbio oferecido no Niterói Encontro com América do Sul, Milton Nascimento comentou.

- Eu tenho fortes relações com a cultura latino americana. Sempre que me convidam eu faço de tudo para participar deste tipo de encontro – frisou o cantor.

Foto: Luiz Ferreira



Nenhum comentário: