sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Debates marcam último dia do Fórum de Turismo e Negócios

Platéia acompanhou, atenta, as palestras e debates   

O último dia (8/11) do Fórum Sul-Americano de Turismo e Negócios, realizado pela Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), reuniu acadêmicos, jornalistas e turismólogos, no auditório da UNILASSALE, para participar de três painéis de debates.

Mediado pelo presidente da Neltur, José Haddad, o primeiro painel foi sobre “O impacto da mídia e a importância da comunicação para o Turismo na América do Sul” e contou com palestras do presidente do Jornal Corporativo, Cristiano Lagoas; do diretor do departamento de comunicação da Prefeitura de Niterói, Mário de Sousa; da editora do jornal “O Saquá”, Dulce Tupy, representando a mídia do interior do Estado; e da jornalista e universitária, Receba Bruno Bordalo.

O presidente do Jornal Corporativo, Cristiano Lagoas, abriu a apresentação falando sobre o perfil do turista que visita o Brasil com objetivo de fechar negócios e as boas perspectivas para o setor.

Cristiano ressaltou que o turista de negócios tem gastos mais elevados e é mais exigente em relação a serviços como transporte, hospedagem e alimentação.

Lagoas destacou, também, a importância da mídia para fortalecer o turismo de negócios e o grande crescimento desse tipo de turismo no Brasil, que hoje ocupa a nona posição mundial quando se fala em turismo de negócios, sendo líder na América Latina e o segundo no continente americano, só perdendo para os Estados Unidos.

A jornalista Dulce Tupy fez um balanço sobre o turismo no interior do estado e alertou para o turismo predatório que vem acontecendo na Costa do Sol, conhecida Região dos Lagos. “Toda aquela região possui cerca de 500 mil habitantes e quando chega o verão recebe, pelo menos, 2 milhões de pessoas”, disse Dulce. “São veraneios e não turistas, que ao invés de deixar dividendos, deixam muito lixo”, completou.

O diretor do departamento de comunicação da Prefeitura de Niterói, Mário Sousa ressaltou que no passado não houve avanços no compartilhamento de culturas, de comunicação, na América do Sul, pelo comportamento colonialista do brasileiro. “Em décadas passadas, o glamour da sociedade, dos intelectuais, dos acadêmicos, era voltar-se para as tendências ora européias, ora comunistas e posteriormente, com o fortalecimento do capitalismo, passou a ter como modelo os EUA”, lembrou.

Mário falou, ainda, sobre a falta de programas de TV ou canais sobre a cultura dos países da América do Sul. “Tudo ou quase tudo são "enlatados" norte-americanos ou europeus”, disse. 

Contudo, Mário ressaltou que esta realidade começou a mudar nos últimos anos, quando o ex-presidente Lula buscou sinalizar para uma maior aproximação com os países da América do Sul.

Já a professora universitária de jornalismo, Rebeca Bruno Bordalo, falou da importância do planejamento e do marketing para a divulgação do turismo. Segundo Rebeca, Niterói assim como o Estado do Rio e o Brasil, ainda precisam trabalhar os seus nichos de apelo turístico para fora do País, e, para os países da América do Sul. Bordalo destacou, ainda, a importância do Fórum por permitir a troca de experiências entre profissionais de diferentes países.

O segundo painel foi sobre “O posicionamento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro em face aos mega eventos” e contou com palestra do sub-secretário de Turismo do Estado, Audir Santana, que falou sobre o momento único que o Estado do Rio de Janeiro está vivendo com grandes investimentos.

Audir Santana apresentou as ações do Governo do Estado para o turismo e ressaltou a importância do processo de interiorização do turismo.

O terceiro e último painel abordou “A influência da internet na comercialização de produtos e serviços de Turismo” e teve como palestrante o professor Maurício Verner, que ressaltou a importância das Mídias Sociais para maior integração entre os países.

Para o professor, a internet vem quebrando todos os paradigmas da Comunicação tradicional. "Não cabe mais este excesso de folhetos, informes e revistas, em grandes feiras de turismo, quando com um simples pen drive resolveria a informação e o marketing, diminuindo custos", destacou.

O presidente da Neltur, José Haddad, ao fechar o segundo e último dia do Fórum de Turismo e Negócios, destacou o sucesso do evento, que teve ótimo público em todas as palestras, e ressaltou a importância do Fórum, com seu formato acadêmico, onde foram apresentadas as políticas de turismo de importantes e diferentes regiões da América do Sul, promovendo uma verdadeira troca de experiências e debates.  

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