quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Funarte realiza I Encontro de Políticas para as Artes

Evento aberto ao público e gratuito reúne artistas, estudiosos e produtores de arte, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, no Rio, com mesas-redondas, conferências e mostras artísticas  

Palhaco Topetao, no aniversario da Escola Nacional de Circo - 2005. Foto S. Castellano

Para promover a reflexão sobre as políticas para as artes, em âmbito nacional, e contribuir com sua formulação e aperfeiçoamento, a Fundação Nacional de Artes realiza, pela primeira vez, o Encontro Funarte de Políticas para as Artes, de 8 a 10 de novembro, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. Aberto ao público, em geral, o evento reúne especialistas, artistas, estudiosos e interessados na área, que vão divulgar trabalhos e debater sobre ideias e ações ligadas à cultura.

O Encontro oferece quatro atividades: uma mesa de experiências, com palestras de produtores, artistas e pesquisadores, que apresentam projetos bem-sucedidos; uma mesa com exposições de estudos acadêmicos; grupos de trabalho de boas práticas, para debates sobre realizações inovadoras e de sucesso; e ainda uma mostra artística com professores e alunos da Escola Nacional de Circo, da Funarte, além de outros artistas, contemplados em programas da Fundação. Participam do evento nomes importantes do cenário cultural, como Heloisa Buarque de Hollanda, a titular da Secretaria de Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão, e a Superintendente da Leitura e Conhecimento da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de janeiro, Vera Saboya, entre outros. Também confirmaram presença representantes de instituições, como o Centro Cultural Banco do Brasil; o Instituto Oi Futuro; o Sebrae-RJ; o Instituto Overmundo; Secretarias do Ministério da Cultura - como a de Políticas Culturais, a de Fomento e Incentivo à Cultura, a de Articulação Institucional e a de Cidadania Cultural – além de outras instituições do MinC, como o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a Biblioteca Nacional; e ainda a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

As discussões seguem os seguintes eixos temáticos: arte e tecnologias digitais; fomento; artes e economia criativa; gestão de políticas culturais; arte e sustentabilidade; e também memória e preservação. O objetivo do evento é promover o debate qualificado sobre as políticas para o setor artístico no Brasil e, ainda, divulgar pesquisas, reflexões históricas e trabalhos práticos. A proposta é fortalecer a atuação de instituições, da sociedade civil e de agentes culturais, que produzem e difundem a arte brasileira.

O Presidente da Funarte, Antonio Grassi, que abre os trabalhos, no dia 8, destaca que o 1º Encontro de Políticas para as Artes está de acordo com a missão institucional da Fundação, responsável pela promoção e o incentivo à produção, à prática e ao desenvolvimento das ações artísticas e culturais no Brasil. “Este evento é inédito e promete tornar-se uma referência importante para o setor. Nossa expectativa é de que esta ação colabore para estimular a arte no País”, diz Grassi.

I Encontro Funarte de Políticas para as Artes
8, 9 e 10 de novembro de 2011
Inscrições gratuitas na página  www.funarte.gov.br/encontro

Local: Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa, 16, Centro, Rio de Janeiro (RJ)

    Auditório Gilberto Freyre (Mezzanino)
    Auditório Moniz Aragão (7º andar)
    Sala Portinari (2º andar)

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte

Mesa de Abertura
8 de novembro, terça-feira, às 14h
Auditório Gilberto Freyre
Antonio Grassi, Presidente da Funarte
Myriam Lewin, Diretora-Executiva da Funarte
Henilton Menezes, Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC
Bernardo Machado, Secretário Substituto de Articulação Institucional do MinC
Ana Claudia Souza, Diretora do Centro de Programas Integrados
Xico Chaves, Diretor do Centro de Artes Visuais
Antônio Gilberto, Diretor do Centro de Artes Cênicas
Bebeto Alves, Diretor do Centro de Música

Programação completa em http://www.funarte.gov.br/encontro/?page_id=5
Mais informações em www.funarte.gov.br/encontro
E-mail: cepin@funarte.gov.br

Nenhum comentário: