terça-feira, 1 de novembro de 2011

Palestra gratuita ensina pais a lidar com filhos na adolescência

Encontro será na sexta-feira no plenário da Câmara de Vereadores   

A polêmica envolvendo as drogas, a descoberta da sexualidade, a violência nos meios de comunicação, a agressividade em família, o rendimento escolar e a procura de um caminho profissional. Estes e outros temas relacionados às crianças, adolescentes e jovens estarão sendo debatidos com pais durante a palestra “Soluções para pais de adolescentes: novas trilhas”, que será realizada na Câmara de Vereadores, na sexta-feira, dia 4 de novembro, de 19 às 21 horas, no plenário da Casa. Organizada pela equipe multidisciplinar da Divisão Médica da Câmara, formada por quatro especialistas, tem como objetivo identificar de onde vêm os problemas de relacionamento. “As escolas bombardeiam os pais com problemas de toda sorte. As crianças tem um comportamento inquietante por natureza. Queremos dar um suporte aos pais para ajudar na busca de soluções”, explica o doutor Lucio Abbondati Junior, clínico geral, autor de livros sobre o tema e palestrante.

Formada também pelas psicólogas Leila Tórtora e Vânia Lucia Magalhães, a equipe de palestrantes assegura que é preciso aprender a diferença entre autoridade e autoritarismo. “Os pais precisam mudar o conceito que fazem do mundo, sem isso, continuarão perdidos com o que fazer com os filhos. A escola atual não cumpre mais o seu papel de educar, estamos num modelo educacional que vem de 1750. As informações hoje chegam de todos os cantos, menos da escola”, ressalta Leila Tórtora.

Outra integrante da equipe, a palestrante motivacional e escritora Lucia Vasconcellos, diz que a demanda de informações sobre o assunto é muito grande. “Castigo total ou liberdade total? É correto compensar a ausência dos pais, por conta da vida agitada, com presentes? O perfil profissional mudou, os conceitos são outros, os tabus estão caindo. Tudo é novo. Temos que saber como agir. Após a palestra, os pais que mostrarem interesse serão cadastrados e poderão ser acompanhados”, disse Lucia. Também faz parte da equipe a psicóloga e grafóloga Vânia Magalhães Bastos. 



Nenhum comentário: